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TESTE: Fiat Cronos Precision 1.3 AT

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Há seis anos, em 2018, a Fiat lançou no Brasil o sedã compacto Cronos. O carro é feito na Argentina e usa a mesma plataforma do hatch Argo. O carro agradou o mercado e, de lá para cá, não parou de evoluir, com alguns retoques no visual. A Fiat passou a oferecer a versão topo de linha Precision 1.3 AT, que AUTO&TÉCNICA avaliou, com câmbio CVT de sete velocidades pré-estabelecidas, ar condicionado digital, rodas aro 16 e câmera de ré, entre outros mimos.    

por Ricardo Caruso

No ano passado, o Fiat Cronos recebeu algumas mudanças, como grade dianteira redesenhada e no padrão “colmeia”, e dois frisos horizontais cromados. O logo “FIAT” também é cromado, em destaque no centro da grade. O capô tem vincos bem marcados, em “V”, e os faróis com molduras escurecedoras dão um certo ar mais esportivo ao sedã da Fiat. O para-choque é pintado na cor da carroceria (um belo branco perolizado no modelo avaliado), e incorpora uma grade ele menor); nas duas extremidades ficam alojados os faróis auxiliares.

Na traseira, o Cronos tem o vidro bem inclinado e tampa do porta-malas curta e com um leve ressalto, que simula um discreto spoiler. Na extremidade traseira do teto fica a antena. Outro generoso e elegante logo “FIAT”, também cromado, vai fixado no centro alto da tampa. O nome “Cronos” está do lado esquerdo inferior e a identificação da versão “Precision AT” no lado direito. As lanternas são horizontais e arredondadas, bipartidas. A parte superior do para-choque do Fiat Cronos segue pintada na cor da carroceria, com sua área inferior na cor preta, o que dá a sensação de maior altura ao carro; os refletores catadióptricos (os famosos “olhos de gato”) vão nas extremidades.

A lateral do sedã tem visual marcante, com linha de cintura alta e diversos vincos e rebaixos. Na parte inferior das portas há um friso protetor, na cor da carroceria, mesma cor se repete na cobertura dos retrovisores externos. As molduras dos vidros e os acabamentos das colunas das portas são em preto fosco. Já as rodas são de liga-leve aro 16, com acabamento na cor grafite e diamantado, calçadas com pneus 195/55.

Como já explicamos antes, foram poucas as modificações visuais externas e internas que o sedã recebeu no ano passado. No entanto, ao entrar no veículo, o motorista e ocupantes encontram um ambiente espaçoso e claro, bastante agradável. No interior, bom espaço interno para quatro adultos. O volante é multifuncional, de três raios, semelhante ao do Pulse. É revestido de material sintético que imita couro e traz a base chata. Os revestimentos são todos em preto, mas existe a opção de interior -também em material que imita couro- na cor marrom batizada de “Espresso Brown”.

O painel de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos, e ao centro dos dois marcadores há uma tela digital de 3,5 polegadas, que exibe, entre outros, velocímetro digital e informações do computador de bordo, como pressão dos pneus, relógio e consumo. A central multimídia tem tela de sete polegadas e fica no meio do painel, espelhando smartphone e com Android Auto e Apple Carplay. A Fiat não mudou a central multimídia UCONNECT, presente em outros modelos da marca, simples de operar e de parear. A partida é por botão e, como dissemos, o ar condicionado é digital; existem tomadas USB inclusive para os bancos traseiros e o console tem apenas um porta copo na extremidade traseira.

O motor é o 1.3 Flex (1332 cm3 exatos), que foi adotado no ano passado, com potência máxima de 101 cv (gasolina) e 109 cv (etanol). O torque máximo é de 13,7 mkgf (g) e 14,2 mkgf (e). São duas válvulas por cilindro, um comando de válvulas acionado porcorrente e variação das fases de admissão e escapamento. Diâmetro e curso de 70 mm x 86,5 mm e potência específica de 80,3 cv/litro. Até a linha 2022, os Cronos com motor 1.3 só eram disponíveis com câmbio manual de cinco marchas, mas agora oferece câmbio automático CVT Aisin K312 que simula sete marchas.

As suspensões do Cronos são bem calibradas e poucas interferências do piso são levadas ao interior do carro. Ao mesmo tempo, a estabilidade é muito boa. A direção, de assistência elétrica, tem funcionamento correto tanto em alta velocidade como em manobras de estacionamento. Nesta situação, câmera de ré e avisos sonoros ajudam.

Na parte mecânica, o motor 1.3 Firefly Flex traz ainda o HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), “Hill Holder” (sistema ativo de freio com controle eletrônico que auxilia nas partidas do veículo em aclives), controles eletrônicos de estabilidade e de tração, mais os obrigatórios por lei airbag duplo e freios ABS.

Nas estradas, o carro é agradável e cumpre bem seu compromisso. O motor rende o suficiente, mantém velocidade mais altas sem dificuldades, o sistema de freios (disco na frente e tambor atrás) é correto e todas as reações são rápidas e previsíveis. O consumo na cidade, com gasolina, é de 13,4 km/litro, e com etanol, no mesmo no ciclo urbano, faz 9,3 km/l. Na estrada, marca 14,9 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol. Estes são os valores homologados pelo Inmetro.

O sedã Cronos Precision tem comprimento de 4,3 m, distância entre-eixos de 2,5 m, largura de 1,7 m e altura de 1,5 m. A capacidade do porta-malas é boa, de 525 litros, que o coloca entre os concorrentes como um dos maiores espaços para bagagem. Os bancos traseiros são rebatidos 60/40 e o tanque de combustível tem capacidade de 47 litros. Pesa 1196 kg e tem 135 mm de distância ao solo.

O preço do Fiat Cronos Precision 1.3 2023 CVT é de R$ 110.890, e como é a versão topo de linha, tem um bom “pacote” de equipamentos e recursos. Traz ainda acendimento automático dos faróis, apoio de braço para motorista, câmera de ré, “Keyless enter ‘n go” (abertura e fechamento do veículo por aproximação da chave e sistema de partida por botão), retrovisores externos com ajuste e rebatimentos elétricos e função “Tilt Down” (inclinação do espelho retrovisor direito ao engatar a ré), luzes indicadoras de direção e iluminação de cortesia externa.

Entre os itens de série estão incluídos alarme; alertas de limite de velocidade e de manutenção programada; terceira luz de freio e desembaçador do vidro traseiro. No console há uma tomada de 12V; as travas são elétricas com bloqueio automático a 20 km/h; há indicador de portas abertas; iluminação interna com temporizador e tampa do combustível com trava. Traz ainda sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, monitoramento de pressão dos pneus, sinalização de frenagem de emergência, “Follow me home” e Isofix para fixação de cadeirinha para criança. Enfim, uma versão bem recheada.

CONCLUSÃO

Com o excelente porta-malas de 525 litros de capacidade, o Fiat Cronos é o típico carro que agrada as famílias que querem bom espaço interno, 400 kg de capacidade de carga e boa autonomia, sem abrir mão do conforto e do prazer de dirigir. A marca acertou ao oferecer o câmbio CVT para o Cronos 1.3. O desempenho agrada, e o consumo de combustível melhorou se comparado com o 1.8 anterior. Sem dúvida, uma das melhores opções no seu segmento.


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