Teste: será que os filtros de ar de alto rendimento funcionam mesmo?
Será que os filtros de ar de alto rendimento, tipo K&N, cumprem mesmo que prometem? A Engineering Explained decidiu fazer o teste. Confira.
Além do teste em dinamômetro, Jason Fenske decidiu ainda testar o desempenho do carro na rua, com os diversos filtros de ar. Assim, com o filtro sujo o Crosstrek demorou 8,96s para retomar dos 32 km/h aos 96 km/h (20 mph a 60 mph), sendo que a recuperação dos 72 km/h (45 mph) até aos 96 km/h ficou em 3,59s. Já com o filtro original, os valores ficaram-se pelos 9,01s e 3,61s, respectivamente.
Já com os filtros de ar do mercado paralelo, os resultados foram melhores. Com esse filtro mais barato a retomada dos 32 aos 96 km/h foi feita em 8,91s, sendo que entre os 72 km/h e os 96 km/h ficou nos 3,56s. O desempenho registrado com o filtro da K&N foi melhor, com tempos de 8,81s e 3,49s, respectivamente.A conclusão foi de que o filtro de ar de alto rendimento garantiu, na prática, o ganho que prometia. Mas como Jason explicou, há uma ressalva, sobretudo em relação ao filtro de marca paralela, que também revelou excelentes resultados no rendimento, mas traz menor proteção do motor. Ao ser menos restritivo, pode também deixar entrar mais impurezas do que um filtro mais restritivo seria capaz de permitir.
Confira o vídeo: