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Todos os números da SF90 Stradale, a mais potente Ferrari de todos os tempos

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A SF90 Stradale com 1000 cv de potência máxima, é a mais potente Ferrari de rua criada pela marca até hoje, e esse número assustador vem de um motor V8 de combustão e mais três motores elétricos.

Não podia existir melhor cartão de visitas: Ferrari SF90 Stradale, a mais potente Ferrari de rua jamais feita. Supera mesmo a LaFerrari, e nem usa um motor V12 à vista…

O “Projeto 173” —nome-código da SF90 Stradale— é um marco na história da Ferrari, um apanhado de tecnologia que revela muito do que será o futuro da marca italiana; a eletrificação será certamente grande parte desse futuro. Este é o primeiro híbrido a ostentar o símbolo da marca italiana.

E por que SF90? Uma referência ao 90º aniversário da Scuderia Ferrari, com o nome Stradale  indicando que se trata de um modelo de rua. SF90 é também o nome do atual carro de Fórmula 1 da Ferrari, e a adição de Stradale no nome diferencia os dois.
Ferrari SF90 Stradale

Vamos conhecer os números que definem a Ferrari SF90 Stradale, e o que se esconde por trás deles:

1000

O número-chave deste modelo. É a primeiro Ferrari de rua a atingir um valor de quatro dígitos, superando os 963 cv da LaFerrari, que também combinava um motor de combustão com um componente elétrico,  mas a forma como os atinge não podia ser mais distinta.

O resultado são 780 cv a 7500 rpm e 80 mkgf a 6000 rpm —o que significa 195 cv/litro—, com os 220 cv em falta para atingir os 1000 cv sendo providenciados por três motores elétricos, um posicionado na traseira entre o motor e a caixa de câmbio (MGUK, unidade motora geradora cinética, como nos F-1), e os outros dois posicionados no eixo dianteiro. É isso mesmo, o SF90 tem quatro rodas motrizes.

Ferrari SF90 Stradale

8

Este número não se refere apenas ao número de cilindros, sendo também o número de velocidades da nova caixa de câmbio de dupla embreagem. Mais compacta, consequência da nova embreagem e do cárter seco, que permite não só um diâmetro 20% inferior à caixa de sete marchas que já conhecemos, como também permite posicioná-la 15 mm mais próxima do solo, contribuindo para o centro de gravidade mais baixo.

É também 7 kg mais leve, apesar de ter mais uma velocidade e suportar 90 mkgf de torque (20% a mais que a atual). Esses 7 kg a menos aumentam para 10 kg, já que o SF90 Stradale não tem a relação de marcha-ré, pois essa funcionalidade é substituída pelos motores elétricos.

De acordo com a Ferrari, é também mais eficiente, responsável por reduzir os consumos em até 8% em ruas e estradas, e garante aumento de 1% em eficiência em pista. É também mais rápida — apenas 200 ms para trocar de marcha, contra 300ms da caixa do 488 Pista.

Ferrari SF90 Stradale

 

2,5

Com 1000 cv, tração nas quatro rodas, algum torque instantâneo graças aos motores elétricos e a rapidíssima caixa de câmbio de dupla embreagem só poderiam garantir desempenho de elevado calibre. Os 100 km/h são atingidos em 2,5s, o valor mais baixo atingido por uma Ferrari de rua, com os 200 km/h atingidos em míseros 6,7s. A velocidade máxima é de 340 km/h.

V12 6.5 Aston Martin Valkyrie
 

270

Como se pode imaginar, ao combinar o motor de combustão interna com três motores elétricos e uma bateria, a SF90 Stradale nunca seria muito leve. O peso total é de 1570 kg (a seco, ou seja sem fluídos, líquidos e motorista), dos quais 270 kg referem-se apenas ao sistema híbrido.

No entanto, muitas foram as medidas tomadas pela Ferrari para controlar o peso. A SF90 Stradale estreia uma nova plataforma multi-materiais, onde encontramos, por exemplo, uma parede entre o habitáculo e o motor em fibra de carbono, e assistimos à introdução de novas ligas de alumínio. A Ferrari anuncia 20% mais resistência à flexão e 40% à torção relativamente a plataformas anteriores.

Se optarmos pelo “pacote” Assetto Fiorano, podemos retirar mais 30 kg ao peso, ao incluir painéis das portas e fundo do carro em fibra de carbono, e molas e linha de escapamento em titânio, e também adiciona outros “mimos” como amortecedores Multimatic derivados de competição.

Ferrari SF90 Stradale
A Ferrari SF90 Stradale Assetto Fiorano

25

A Ferrari SF90 Stradale é o primeiro híbrido da marca, e essa característica permite também percorrer até 25 km apenas com o uso das baterias e os dois motores elétricos dianteiros. Neste modo (eDrive), podemos atingir a velocidade máxima de 135 km/h e é a única forma de ter acesso à marcha-ré.

390

A Ferrari anuncia 390 kg de downforce para a SF90 Stradale a 250 km/h. Sem surpresas, a aerodinâmica foi de extrema importância na concepção do novo carro de altíssimo desempenho de Maranello.

Ferrari SF90 Stradale

Temos geradores de vórtices otimizados na dianteira, que elevam em 15 mm a parte frontal do chassi relativamente a outros carros da marca —, mas é a traseira que recebe todas as atenções. Lá encontramos uma asa suspensa dividida em duas partes, uma fixa (onde se encontra a terceira luz de freio) e outra móvel, que a Ferrari chama de “shut-off Gurney”. A forma como as duas partes da asa interagem depende do contexto.

Quando em condução urbano ou quando se busca atingir a velocidade máxima, as duas partes estão alinhadas, permitindo que o ar circule por cima e por baixo da “shut-off Gurney”. Quando é necessário o máximo de downforce, atuadores elétricos baixam a parte móvel da asa, ou “shut-off Gurney”, impedindo que o ar passe por baixo da asa, deixando à vista a parte fixa, e criando uma nova geometria traseira, mais amiga da carga aerodinâmica.

4

No interior da Ferrari SF90 Stradale encontramos uma evolução do “Manettino”, denominada “eManettino”. É lá que podemos selecionar os vários modos de condução: eDrive, Hybrid, Performance e Qualify.

Se o primeiro é o que dá acesso a mobilidade 100% elétrica, o Hybrid é o modo onde a gestão entre o motor de combustão e motores elétricos é efetuada automaticamente. No modo Performance, o motor de combustão permanece sempre ligado, com prioridade no carregamento da bateria, mais do que na eficiência do modo Hybrid. Por fim, o modo Qualify é o que libera todo o potencial de desempenho da SF90 Stradale, em especial os 220 cv providenciados pelos motores elétricos: só desempenho interessa neste modo.

16

Com o objetivo de envolver ao máximo o “piloto” no comando da SF90 Stradale, a Ferrari inspirou-se na aeronáutica, e concebeu o seu primeiro painel de instrumentos 100% digital, uma tela curva de 16 polegadas e de alta definição, uma estreia inédita num carro de produção.

Ferrari SF90 Stradale

Tem mais?

Falta destacar a complexidade em integrar todos os elementos motrizes na calibração dos controles de tração e estabilidade. O resultado dessa dura tarefa levou a Ferrari a criar uma nova versão do seu SSC, agora denominada eSSC (electronic Side Slip Control), que permite distribuir eficazmente a potência gerada pelo motor de combustão ou motor elétrico à roda que dela precisa.

Estreia também um novo sistema de frenagem by-wire e a introdução de um sistema de distribuição de torque para o eixo dianteiro.

Ao contrário de outros super e hiperesportivos da Ferrari, a SF90 Stradale não terá produção limitada, este é um veículo de produção em série; dos 2000 potenciais clientes convidados pela Ferrari para a apresentação do novo modelo, quase todos já encomendaram um, com as primeiras entregas previstas para o primeiro trimestre de 2020.

Ferrari SF90 Stradale

O preço ficará entre a 812 Superfast e a LaFerrari. É o segundo modelo novo apresentado pela Ferrari este ano; o primeiro foi o sucessor da 488 GTB, a F8 Tributo, e este ano ainda veremos a chegada de mais três novos modelos. Um ano cheio para a “pequena” e rica Ferrari.


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