Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Top 5: as melhores relações peso/potência do mercado

Compartilhe!

untitled

A relação entre o peso e a potência de um automóvel é um conceito extremamente importante, mas nem sempre levado em conta pelo consumidor. Interfere de maneira direta na eficiência, desempenho e consumo.

Quando estudamos a questão da potência, descobrimos que para gerar um determinado resultado -medido em hp ou cv, por exemplo- é necessária a aplicação de uma força para erguer um peso em um determinado tempo como referência. Se tiramos parte do peso, este processo torna-se mais eficiente e rápido, ou seja, com melhor desempenho.

A relação peso/potência é o quanto de potência máxima o motor gera dividido pelo peso ao se movimentar. É fácil de entender. Se tivermos um automóvel com potência máxima de 70 CV e o veículo tiver um peso de 900 kg, logo teremos uma relação peso/potência de 12,8 kg para cada cv do motor.

É fácil concluir que essa relação é muito importante, pois não basta apenas ter um carro de alta potência se ele for muito pesado. O inverso vale se tivermos um automóvel de baixa potência com pouco peso, tornando a sua eficiência praticamente igual ao potente e pesado, em termos de desempenho e consumo. Os esportivos são carros desenvolvidos com materiais extremamente leves como o alumínio e fibra de carbono justamente para reduzir peso; o uso de um motor de alta potência torna a relação muito favorável.

Hoje, na busca por melhores marcas de consumo, as grandes fabricantes estão investindo em carros mais leves, justamente para melhorar a eficiência nesse quesito.

E então fica a curiosidade. Quais são os carros atuais com a melhor relação peso/potência do mercado? Recentemente publicamos a lista dos cinco carros com melhor relação potência/preço. Hoje pegamos de novo a calculadora para criar o ranking Top 5 com os carros de melhor relação peso/potência já fabricados.

São carros de produção, homologados para circular pelas ruas e  estradas, que se destacam por sua agilidade, potência e torque, e desempenho elevado.

5. Ferrari LaFerrari

laferrari

O superesportivo híbrido da marca italiana, a Ferrari LaFerrari, é um daqueles foguetes sobre rodas. Tem 963 cv de potência máxima extraídos da combinação de um poderoso motor V12 com um motor elétrico. Acelera de zero a 200 km/h em menos de 7 segundos e passa dos 350 km/h de velocidade máxima. Sua relação peso/potência é de 1,48 kg/cv.

4. Ariel Atom V8 

ariel

O Ariel Atom V8 é o carro de produção com menor tempo na aceleração, precisando de apenas 2,3 segundos para ir de zero a 100 km/h. O segredo desse desempenho está no seu baixo peso (550 kg) e na potência do motor 3.0V8 (500 CV). A relação entre peso e potência do carrinho britânico é de 1,1 kg/cv.

3. Hennessey Venom GT

henessey

O Hennessey Venom GT é o carro mais rápido do mundo. De vez em quando vemos imagens dele circulando em pistas de aeroportos e quebrando recordes. Seu motor GM 7.0V8 tem 1.244 cv de potência e 150 mkgf de torque, para mover seus 1.244 kg. A relação peso/potência é de 1 kg/cv.

2. Koenigsegg One:1

koenig

O Koenigsegg One:1, o fantástico modelo da marca sueca, teve só seis unidades fabricadas, e ocupa o segundo lugar na lista dos carros com melhor relação entre peso e potência.  Usa un motor V8 de 1.360 cv e mais de 100 mkgf de torque. Como o Venom GT, tem relação peso/potência de 1 kg/cv.

1. Caparo T1

O Caparo T1 é, junto com o Ariel Atom V8, o modelo mais radical da lista, dispensando o uso de pára-brisa e teto. Como esta homologado para poder circular pelas ruas e fabricado em série, o britânico tem todo o direiro de estar presente na nossa lista. Sua relação peso/potência é de invejáveis 0,95 kg/cv.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español