Top 5: protótipos bem guardados da Porsche
A própria Porsche escolheu os seus cinco melhores protótipos secretos. E justamente por serem secretos, foram pouco vistos, são praticamente desconhecidos e, por isso, são muito interessantes. Confira:
Porsche 984
Entre 1984 e 1987 a marca alemã trabalhou num roadster que tinha como principal prioridade a aerodinâmica bem cuidada e o baixo peso. Com apenas 135 cv de potência, algo muito modesto para um Porsche, o protótipo tinha 880 kg e, por isso, chegava aos 220 km/h. Seria uma espécie de “Porsche Popular”, mas com a chegada do Boxster, o projeto foi deixado de lado e nunca chegou a entrar em produção.
Cayenne Cabrio
Sim, a Porsche pensou em uma versão conversível para o seu SUV, algo que a Nissan havia tentado sem muito sucesso. O teto seria do tipo targa e a tampa traseiro era dividida em dois. Não passou desta fase.
911 Carrera 3.2 Speedster Clubsport
Datado de 1987, este protótipo buscou inspiração nos modelos dos anos 1950, com uma leve pitada do 550 Spyder, aquele que ficou famoso por ter matado James Dean. Com um único lugar e sem para-brisa, era demasiadamente radical para ser comercializado, e a Porsche aproveitou a ideia para fazer um Speedster, mas com dois lugares e para-brisa.
Panamericana
Este é o mais conhecido dos protótipos desta lista, pois foi mostrado no Salão de Frankfurt de 1989, para celebrar os 80 anos de Ferry Porsche. Baseado no 911 Carrera 4, mostrava alguns elementos de estilo do 911 993 (1994) e seria a base para o lançamento tempos depois do 911 Targa.
918 Spyder
Um belíssimo conversível, que foi apresentado revelado no Salão de Genebra de 2010, para mostrar aos jornalistas especializados do setor o funcionamento do sistema híbrido do modelo.