Toyota aposta na tecnologia do hidrogênio e antecipa nova geração
Maior eficiência e durabilidade, além de custos mais baixos, é a promessa da Toyota para a terceira geração da sua tecnologia fuel cell (célula de combustível) a hidrogênio. A marca tem como aposta para o futuro o uso abundante de hidrogênio, e para isso mantém o foco no aprimoramento desta tecnologia: a próxima geração do seu sistema de célula de combustível a hidrogênio está pronto e será apresentado em breve.
por Marcos Cesar Silva, com R.A.
O fabricante japonês tem sido um dos pioneiros no desenvolvimento e comercialização de veículos movidos a hidrogênio, que ainda não chegaram ao Brasil, afirmando que é uma solução viável para a descarbonização do setor automotivo e industrial.

A Toyota vende, desde 2014, o Mirai —atualmente na sua segunda geração—, movido exclusivamente por uma pilha de combustível a hidrogênio. Foi uma das pioneiras a chegar a este nível e, desde então, já vendeu cerca de 28 mil unidades em mais de 30 países. Mais recentemente, a fabricante tem expandido o uso da tecnologia, como ônibus, caminhões e geradores estacionários. E já está também testando a aplicação desta tecnologia na picape Hilux.

Com o lançamento desta nova geração, a Toyota pretende tornar a tecnologia fuel cell mais eficiente, durável e acessível, o que vai permitir o seu uso em mais setores. A Toyota afirma que a terceira geração do seu sistema de pilha de combustível a hidrogênio é um salto grande em relação à atual e destaca algumas de características:
- Maior durabilidade: dura até 2x mais, igualando a dos motores Diesel;
- Maior eficiência: 20% mais autonomia;
- Menores custos: foi projetado com novas células e processos de fabricação mais eficientes;
- Mais versátil: pode ser utilizado em veículos pesados e leves, caminhões, navios etc.
- Melhor desenho: por meio de um desenho compacto, este novo sistema pode ser integrado de forma mais fácil em diferentes tipos de veículos.
A terceira geração do sistema fuel cell da Toyota está a poucos dias de ser revelada oficialmente: será 19 de fevereiro, no evento “H2 & FC EXPO” (International Hydrogen & Fuel Cell Expo), em Tóquio, no Japão. Ficaremos em seguida conhecendo mais detalhes.
