Toyota bombando: novo elétrico chinês tem milhares de encomendas
O novo Toyota bZ3X, modelo elétrico que foi apresentado em outubro do ano passado, teve as vendas iniciadas na China. E foi um tsunami: em uma hora foram feitas 10 mil encomendas do carro. Isso mesmo. Bastou uma hora para o Toyota bZ3X, o novo elétrico da marca para o mercado chinês, receber encomendas suficientes para derrubar o site da empresa.
por Marcos Cesar Silva
O segredo? Muito provavelmente o preço realmente competitivo, a partir 109 800 yuan, o mesmo que R$ 87.700; na Europa, por exemplo, existem versões do Sandero mais caras que este SUV elétrico. E no Brasil, nem se fala…
Para a marca japonesa, acusada de estar sempre muito atrasada no lançamento de novos modelos elétricos, esta corrida desenfreada ao bZ3X mostra que, mesmo devagar, não possa conquistar uma fatia importante do mercado chinês.

Apesar do nome bZ3X, o novo SUV elétrico da Toyota pouco ou nada tem a ver com o mais conhecido bZ4X, o que talvez ajude a justificar o preço tão baixo e o número elevado de encomendas. Ou seja, o modelo é muito mais chinês do que japonês. É que o bZ3X compartilha quase tudo com o GAC Aion V, o seu parceiro na China. As dimensões —próximas às do RAV4—, proporções e muitos dos painéis são idênticos ao Aion V; a plataforma e tecnologia também. Ou seja, a Toyota fez com a GAC aquilo que fez com a Suzuki na Europa: o Toyota Urban Cruiser é basicamente um Vitara elétrico.
O Toyota bZ3X chega ao mercado chinês em cinco versões, que variam pelo nível de equipamento, potência e autonomia. Os preços vão dos já mencionados 109 800 yuan aos 150 800 yuan, o que se traduz em valores entre 14 mil euros (R$ 87.700) e 20 mil euros (R$ 125.600). Conheça a nova linha:
- 430 Air e 430 Air +: um motor dianteiro com 204 cv; bateria LFP com 50,03 kWh; autonomia de 430 km (ciclo CLTC);
- 520 Pro e 520 Pro +: um motor dianteiro com 204 cv; bateria LFP com 58,37 kWh, autonomia de 520 km (ciclo CLTC);
- 610 Max: um motor dianteiro com 224 cv, bateria LFP com 69,72 kWh, autonomia de 610 km (ciclo CLTC).

No interior, o bZ3X vem equipado com um sistema de multimídia com tela de 14,6 polegadas e painel de instrumentos com tela de 8,8 polegadas. E a Toyota diz que este é o SUV com mais espaço para os passageiros traseiros na categoria.

Não é de se esperar que o novo Toyota bZ3X chegue a outros mercados. Tal como a montadora fez com o C-HR, que tem uma versão 100% elétrica exclusiva para a China, o bZ3X foi pensado para as exigências daquele mercado. Além disso, com os impostos sobre os elétricos produzidos na China, dificilmente o bZ3X chegaria, por exemplo, à Europa ou Brasil com preço tão competitivo.
Por outro lado, depois de ter revelado o Urban Cruiser no início do ano, a Toyota vai mostrar nessa semana (12 de março) um novo modelo 100% elétrico, esse sim, com destino ao mercado europeu. Trata-se de um SUV menor, de aspecto mais esportivo, no mesmo segmento do bZ3X.