Toyota Century, o Rolls-Royce japonês
A Toyota apresentou a terceira geração do luxuoso Century, carro que tem como cartão de visita o preço: na faixa dos US$ 180 mil. Mas mesmo que você esteja com a saúde financeira plena, não se anime. Este carro de alto luxo da marca está reservado apenas para o mercado japonês. Para ficar com ainda mais vontade, o sedã tem motorização híbrida, que combina o 5.0V8 de 375 cv de potência máxima e 51 mkgf de torque com motor elétrico de 221 cv e 30 mkgf. Isso significa potência total de 496 cv!
A Toyota explica que detalhes do desenho externo evocam às raízes da cultura japonesa do período Heian (qie foi do ano 794 até 1185 DC). Cada Century é todo polido à mão e conta com acabamento de pintura constituído por sete camadas (entre fundo, tinta e verniz).
No interior o habitáculo é igualmente sofisticado e não faltam nem os apoios de pé para os passageiros de trás, instalados nos encostos dos bancos da frente. O conforto e o luxo do interior deste Century é igualmente proporcionado por um sistema de som de 20 alto-falantes para a ambientação perfeita, além de um elevado conjunto de mordomias e eletrônica que estão ao alcance de poucos.
Lançado em 1967 para comemorar o centésimo aniversário de Sakichi Toyoda, fundador do Grupo Toyota, o Century ainda hoje é a escolha de muitos executivos locais. A marca já anunciou que o objetivo de vendas é de 50 unidades/mês. Como comparação, por lá ele custa um pouco menos que o Mercdes Maybach, e é muito mais barato que um Rolls-Royce, que começa nos US$ 300 mil.