Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Toyota de 2000 cv é o SUV mais rápido do planeta: 370 km/h

Compartilhe!

A Toyota pegou um SUV Land Cruiser, mudou seu nome de maneira sugestiva, fez uma bela preparação e o transformou no utilitário desse tipo mais rápido do planeta: 370 km/h. O Toyota Land Speed Cruiser foi projetado justamente pensando nisso, quebrar o recorde de velocidade para um SUV. E esse recorde foi finalmente alcançado.

Toyota-Land-Speed-Cruiser

O modelo foi uma das estrelas do último SEMA Show, no final do ano passado, evento norte-americano inteiramente dedicado às preparações mais radicais possíveis. Agora, este Toyota Land Speed Cruiser voltou a ser notícia por outro motivo.

A Toyota quis fazer deste Land Cruiser o SUV mais rápido do mundo, e por isso levou-o até à pista de 4 km do centro de testes Mojave Air & Space Port, onde o ex-piloto de NASCAR Carl Edwards já estava à sua espera.

Toyota-Land-Speed-Cruiser-2

Embora mantenha o motor 5.7V8 original, este Toyota Land Speed Cruiser pouco ou nada tem a ver com a versão de produção. Entre a lista de alterações destacam-se o par de turbo-compressores Garrett e transmissão desenvolvida do zero para suportar os 2.000 cv de potência máxima. Isso mesmo, voce não leu errado: 2000 cv

Mas de acordo com o Centro Técnico da Toyota nos Estados Unidos, esta até nem foi a parte mais complicada. Difícil foi manter a estabilidade direcional desse carro de três toneladas com aerodinâmica obviamente precária acima dos 300 km/h. A solução foi desenvolver a suspensão, especialmente afinada pelo ex-piloto Craig Stanton, que diminui a distância em relação ao solo. Os pneus são Michelin Pilot Super Sport.

Toyota-Land-Speed-Cruiser-4 (1)

Na primeira tentativa, Carl Edwards chegou aos 340 km/h, igualando o recorde anterior do Mercedes GLK V12 preparado pela Brabus. Mas não se ficou por aí:“depois dos 360 km/h, tudo começou a tremer. Só conseguia pensar naquilo que o Craig disse:  “aconteça o que acontecer, não tire o pé do acelerador”. E assim conseguimos os 370 km/h. É tranquilo afirmar que este é o SUV mais rápido do planeta”.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español