Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

TOYOTA: DE VOLTA À FÓRMULA 1?

Compartilhe!

Toyota_-_TF104

A Toyota, depois de sua saída da Fórmula 1 em 2009, pode voltar a categoria máxima do automobilismo mundial. O fabricante japonês está interessado no seu retorno, porém com a marca de luxo Lexus.  A Toyota competiu na F-1 a partir de 2002 até a temporada de 2009. Apenas em 2009, a equipe conquistou resultados, digamos, expressivos. Mas, graças as desgraças econômicas s no mercado automotivo, o fabricante nipônico tomou a decisão de sair da categoria.

Agora, nas palavras de seus executivo, a Toyota quer voltar a categoria com a marca Lexus  já na temporada de 2014. O motivo é claro: o patrocínio e sucesso que teve a rival Infiniti  nos últimos anos através de sua parceria com a Red Bull Racing. Além disso, a emergente identidade Lexus como um construtor de carros esportivos, com uma sólida experiência em veículos híbridos, poderia ajudar o movimento para alavancar as vendas da marca.

Alguns fatores tecnológicos e as mudanças dentro da Fórmula 1 aguçam a marca como aumentar a capacidade disponível do KERS de 60kW a 120kW, uma mudança que beneficia teoricamente ao  tecnologia híbrida da Toyota. Outro fator:  a partir de 2014,  uma mudança dos atuais motores de 2.4V8  para os 1.6 V6 turbo. Assim,  a equipe Lexus iria competir  em 2014 em condições de igualdade com o restante das equipes que competem atualmente. Será?

JFF


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español