TOYOTA ETIOS 1.3 XS: MAIS UM NA BRIGA
O Brasil realmente se tornou um polo produtor e exportador de veículos para o chamado BRICS –nós, Rússia, Índia, China e África do Sul- que, segundo dados da IHS representarão, em 2016 além dos chamados países , 48% da produção de automóveis mundial. As marcas aqui estabelecidas e as que irão fincar as bases, desenvolvem modelos para atingir este público. Pois bem, este é o caso do Toyota Etios 1.3 XS, um compacto da marca japonesa que surpreende.
O tal projeto global para o BRICS, o caso do compacto da Toyota, nasceu na Índia e, quando de seu lançamento, causou boa impressão. O Etios desembarcou por aqui dois anos depois. A Toyota foi obrigada a fazer uma adaptação de materiais, com ligeira melhoria de estética. Além disso, aqui contamos com a motorização flex.
Por se tratar de um produto focado para mercados emergentes apresenta acabamento, digamos, espartano. Porém, não desaponta. Painel de controles está localizado no centro do painel dianteiro, porta-trecos diversos, bom porta luvas, enfim, o básico completo. Os bancos dianteiros são confortáveis e contam com apoios laterais. Espaço de sobra, para mais dois ocupantes, na parte traseira. Aliás, mais conforto para eles e, principalmente, para o motorista que não leva aqueles desagradáveis pontapés nas costas.
O Toyota Etios XS é equipado com motor 1.3 litros, quatro cilindros, 16 válvulas e 90CV de potência, quando o combustível utilizado é o etanol. Silencioso e não desaponta quando é exigido. Os números anunciados pela Toyota para o motor abastecido a gasolina são 12,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. O baixo peso do carro, 945 kg na versão avaliada, e o câmbio com engates precisos e a vantagem da ser longo. Conta com direção elétrica que o torna leve quando solicitado em manobras.
Durante a avaliação de Auto&Técnica um fato curioso: num certo momento, fui abastecer o Toyota Etios XS. O frentista veio perguntar que carro era aquele, qual a marca e quais os concorrentes. Expliquei, detalhadamente, todas as perguntas e contei seus concorrentes como Chevrolet Onix, Fiat Palio, Hyundai HB20… O mesmo não titubeou e disso: ah, é um Toyota e muito mais carro…. Para ter um Etios XS, o preço anunciado pela fabricante japonesa é a partir de R$ 32.500.
Jorge Finardi Filho (texto)
Marcos Cesar Silva (fotos)