Toyota Hilux é a mais nova vítima do “Teste do Alce”

Compartilhe!

Ele está de volta, colocando veículos em duas rodas. Da mesma forma que aconteceu em 2007 com a geração anterior, a Toyota Hilux não foi capaz de sair inteira de um dos mais importantes testes de segurança ativa imposto pelos jornalistas a carros e pickups: o “Teste do Alce”. Aquele mesmo que quase sepultou as pretensões do Mercedes-Benz Classe A.

toyota-hilux

A mais recente geração do Toyota Hilux foi apresentada no mercado internacional em 2015, e apesar do novo chassi de longarinas que reforça as características de robustez e confiabilidade, o temido “teste do alce” continua sendo um ponto fraco da pick-up oriental. Isto de acordo com a publicação sueca “Teknikens Varld”. Naquele país, desviar de alces é algo corriqueiro nas estradas. A manobra é violenta e, na verdade, poucos carros conseguem passar por ela.

Para quem não conhece, o “Teste do Alce” –ou “Moose Test”– não é mais do que uma manobra evasiva com o intuito de checar o comportamento do veículo ao desviar de um obstáculo, a 60 km/h. No que toca às pickups, o teste é normalmente efetuado com a carga máxima anunciada pela marca. E com 1002 kg de capacidade, a Toyota Hilux apresenta o valor mais alto entre todos os modelos testados pela publicação sueca. Neste caso, o teste foi feito com apenas 830 kg de carga, incluindo o motorista e passageiros, mas ainda assim a pickup não foi capaz de superar o duro desafio:

A resposta da marca foi rápida. Bengt Dalström, executivo da Toyota Sweden, garantiu que a nova Hilux é um veículo seguro, isto tendo em consideração a quantidade de testes efetuados pela marca durante a fase de desenvolvimento. Contudo, Dalström mostrou disposição para discutir os resultados publicados pela revista sueca: “Estamos surpreendidos pelo resultado do teste, e vemos esta avaliação de forma séria, tal como o que fazemos com os nossos testes no desenvolvimento de veículos da Toyota. São vários os parâmetros técnicos que podem ter influência no resultado desta manobra, e por isso queremos entender melhor quais os parâmetros exatos aplicados neste teste”.

Por via das dúvidas, muita atenção ao sair com sua Hilux novinha e deparar com um alce pelo caminho… Confira:


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *