Toyota patenteia transmissão manual para elétricos. Nem tudo está perdido…

Compartilhe!

A Toyota pode estar procurando manter viva a transmissão manual em veículos elétricos. Uma série de pedidos de patentes localizados por um fórum de fãs da marca descreve uma maneira de os motoristas de carros elétricos se deslocarem por aí mantendo alguma relação com o passado.

por Marcos Cesar Silva

Toyota 86 2022

A maioria dos carros elétricos só tem uma ou duas marchas para a frente, e isso não mudaria nesse caso. Os documentos de patente descrevem uma alavanca de câmbio e um pedal de embreagem que não estão conectados ao motor elétrico, mas podem influenciar sua operação poe meio de software. Os sensores notariam a posição da embreagem e do câmbio, e um controlador alteraria a velocidade do motor para simular o funcionamento de uma transmissão manual.

A Toyota está sendo bem minuciosa sobre a recriação da experiência de dirigir com câmbio manual em um EV. Documentos descrevem métodos de simulação da pressão da embreagem e da força de reação de mudança, bem como o que soa como o equivalente a um contagiros, exibindo a “rpm virtual do motor” que mudaria quando o motorista trocasse “a marcha” ou apertasse e soltasse a embreagem. Alternativamente, os drivers podem mudar para um modo de condução elétrica convencional, sem mudanças manuais.

Não está claro se essa ideia chegará à produção, mas a Toyota não é a única montadora a propor isso. A Ford registrou o pedido de patente para uma embreagem eletrônica, que permitiria aos motoristas mudar de marcha sem atuação de embreagem.

A Toyota planeja lançar 30 veículos elétricos em suas marcas Toyota e Lexus até 2030. Ela apresentou 12 conceitos de EVs no final do ano passado, incluindo um carro esportivo elétrico que poderia ser um bom modelo a receber o câmbio manual simulado. O primeiro EV de mercado em massa da Toyota é o SUV BZ4X para 2023, que deve chegar às lojas ainda este ano, junto com um “gêmeo” Subaru, o Solterra. Espera-se também que o BZ4X sirva de base para o SUV Lexus RZ, também previsto para o próximo ano.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español