Toyota permanece como a marca mais valiosa: US$ 28,9 bi
Existiu uma época em que a Toyota e a GM brigavam carro a carro pela liderança mundial do setor automotivo, o que significava agregar valor à marca, obter mais lucro e ter melhor viabilidade. Pois isso ficou no passado. Hoje a GM ainda se reestrutura, ficou para trás, e a Toyota disparou na frente. Isso mesmo. A Toyota permanece como a marca de automóvel mais valiosa do mundo. O ranking Top 100 da Brandz coloca a marca japonesa na liderança mundial em termos de valor, acompanhada pelas alemã BMW e Mercedes-Benz.
A Toyota alcançou novamente o primeiro lugar no ranking de valor das marcas Top 100 da Brandz, com cotação de US$ 28,9 bilhões. Esta foi a oitava vez que a marca se colocou na primeira posição entre as marcas ao longo dos 10 em que esta avaliação é divulgada, tendo este ano a companhia próxima da BMW e da Mercedes. A BMW foi beneficiado pela inclusão da sua linha elétrica no mercado, representada pelos i3 e i8, estando avaliada em US$ 26,4 bi, seguida pela Mercedes, com valor de US$ 21,8 bi.
Apesar do pequeno crescimento registeado, as duas marcas alemãs estão mais perto da primeira posição, já que a Toyota viu a sua cotação cair 2%. A líder do ranking e a Honda (-5%) foram as únicas marcas que tiveram sua avaliação em queda, estando este decréscimo associado à crise dos airbags da Takata. Entre o Top-10 das marcas mais valiosas, a Audi foi a que registrou maior crescimento, dando um salto de 46% e colocando-se na sétima posição, à frente da Volkswagen. A luta pela entrada nas 10 primeiras posições deste ranking também foi bastante acirrada, com a Land Rover e a Lexus ultrapassando a Chevrolet e a Hyundai para integrar esta lista.
As 10 marcas mais valiosas (em bilhões de dólares):