Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

TOYOTA POPULAR: A PARTIR DE R$ 25 MIL

Compartilhe!

A Toyota não esconde mais de ninguém o Etios, o próximo carro brasileiro da montadora que vai brigar no segmento dos compactos. O modelo deve chegar às concessionárias da marca em setembro; com algumas poucas diferenças, ele já está no mercado indiano desde o final de 2010. Foi concebido para ser a aposta da marca entre os carros pequenos e para países emergentes. Leia-se “terceiro mundo”.

O esforço da Toyota em países considerados ainda não desenvolvidos (Brasil, Rússia, Índia e China, em especial) visa aumentar sua participação nesse tipo de mercado. Hoje, cerca de 60% de seus carros são vendidos em mercados fortes, como Japão, Estados Unidos e Europa, e em torno de 40% das vendas acontecem nos demais. Nos próximos três anos, a marca quer que essa conta fique em 50%.

O carrinho vai ser produzido na fábrica da Toyota que será inaugurada nas próximas semanas em Sorocaba, SP. Os primeiros veículos pré-série e de testes já estão rodando. A capacidade de produção da nova unidade de da marca será de 70 mil carros/ano.

O pequeno Toyota Etios tem carrocerias hatch (3,78 metros de comprimento e 2,46m de entre-eixos) e sedã (com 4,26m de comprimento e 2,55m de entre-eixos). Os japoneses querem brigar com concorrentes do nível do Uno, Gol e Palio (no modelo hatch), e Logan, Voyage e Siena (sedã). Isso sem contar os futuros Hyundai HB e Chevrolet Onix, que chegam às ruas até 2013.

No Brasil, o Etios hatch terá motores flex 1.3 e 1.5 de 16 válvulas, e o sedã apenas o 1.5, também flex; o câmbio será sempre manual, de cinco marchas. Estes motores inicialmente serão importados do Japão, e depois fabricados aqui. O esforço para reduzir custos de produção é observado em cada detalhe do carro, como o limpador do pára-brisa único (como nos primeiros Uno), freios traseiros a tambor, interior simples e rodas de aço.

Os japoneses ainda não revelaram quais as versões do Etios brasileiro, mas comenta-se que no início serão duas versões de acabamento. Já freios com ABS e EBD, e airbags dianteiros serão de série em todas elas. Os preços devem oscilar entre R$ 25 mil e R$ 45 mil.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español