Tecnologia

Toyota Setsuna: elétrico e de madeira

Compartilhe!

De olho na “Milan Design Week”, que irá acontecer no próximo mes, na Itália, a Toyota já apresentou o seu mais recente conceito: o elétrico Setsuna. Até aí nada demais, não fosse o carro construído de madeira.

toyota-setsuna-concept-2016-919a9f-0@1x-1024x352

Embora a apresentação oficial só aconteça em abril durante o evento italiano, a marca japonesa já mostrou a primeira imagem do elétrico de madeira. O Setsuno é feito com vários tipos de madeira, como o cedro ou o vidoeiro japoneses, e não contém qualquer elemento feito de aço, plástico ou carbono.

Para os mais céticos, a pergunta que não quer calar: como é que as diferentes partes do automóvel se interligam? A resposta é dada pelo designer Kenji Tsuji: “por meio de uma técnica antiga chamada ‘okuriari’, que dispensa o uso de pregos ou parafusos”.

O Setsuna -palavra que significva tempo, em japonês- foi feito para durar. A grande vantagem -que poderá ser uma desvantagem conforme o ponto de vista- é que a madeira “se bem conservada, pode durar várias gerações, mudando de cor e textura conforme o ambiente em que se encontra, devido sobretudo à temperatura e umidade”.

O motor elétrico e a dimensão compacta (apenas 30 cm a mais que um smart, isto é, 3,03 m) fazem do Setsuna um carrinho urbano ideal. Mas, infelizmente, não há previsão de que se torne um modelo de produção.


Compartilhe!
1716522458