Tudo o que mudou na Fiat Toro 2022
A Fiat apresentou a linha 2022 da picape Toro, um fenômeno de vendas, que traz a primeira reestilização do utilitário desde o seu lançamento, em 2016; o modelo soma mais de 300 mil unidades vendidas. Além de alterações no visual, a Toro ganhou o mesmo motor turbo flex (que estreou recentemente no Jeep Compass) e novidades na parte interna. Os preços oscilam entre R$ 119.590 e 187.490.
por Ricardo Caruso
Na parte externa, o destque é o retoque na dianteira, que ficou mais “parruda”. A grade tem desenho diferente conforme a versão, e foi ampliada para cima até encontrar a linha do capô nas versões mais caras, como a Ultra. O logotipo da Fiat, como é moda nas picapes, traz a palavra “FIAT” por extenso. O capô recebe um rebaixo no centro e o para-choque foi todo redesenhado, sem alterar os faróis e luzes diurnas característicos da picape. A traseira não foi modificada.
No interior, chama bastante atenção a tela vertical da central multimídia, de 10,1 polegadas, que faz parte dos opcionais (as outras telas disponíveis são de 7 e 8,4 polegadas). A central tem conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, roteador de internet, dois tipos de entradas USB (A e C) e permite duas conexões Bluetooth.
Os instrumentos passaram a ser digitais, em tela de 7 polegadas, com conta-giros no centro e quatro modos visuais, conforme o tipo de condução escolhido (que são Minimal, Pulse, Precision e Sport, e 4×4 se o recurso estiver disponível); também são novos os materiais de acabamento aplicados.
Utilizando o app “Fiat Connect Me”, o usuário pode acionar funções do carro a distância pelo smartphone, incluindo localização do carro, partida do motor ou alertas de utilização (como ultrapassar o limite de velocidade estabelecido ou se rompeu um perímetro definido, entre diversos outros). O comando pode ser feito por voz pelo recurso do Alexa.
Há ainda carregador de celular sem fio, atualizações do sistema sem a necessidade de ir a uma concessionária e o pacote ADAS, formado por comutação automática dos faróis alto/baixo, alerta de troca de faixa e frenagem de emergência.
Na parte mecânica, a grande novidade da Toro 2022 é a aplicação do motor T270, turbo flex, 1.4, que é o mesmo o mesmo do Compass, originado no motor aspirado do Argo e Cronos. Com potências máximas de 180 cv (gasolina) e 185 cv (etanol), sempre com torque máximo de 27,5 mkgf, ele não deixa ninguém sentir saudades do antigo 1.8, que tem 135 cv/18,8 mkgf (G) e 139 cv/19,3 mkgf (E).
A transmissão automática continua a excelente caixa de seis marchas e a tração é apenas dianteira nesse caso. Já o 2.0 turbodiesel continua o mesmo, com 170 cv e 35,7 mkgf, caixa automática Chrysler de nove marchas e possibilidade de tração integral.
De resto, novos recursos, como bloqueio eletrônico de diferencial nas versões 4×2, que aumenta a capacidade de tração em pisos escorregadios; freios ABS com modo Off-Road, que libera algum travamento das rodas conforme o terreno, e modo “Low” na tração 4×4, que arrefece o controle de tração.
Preços, versões e equipamentos da Toro 2022
• Endurance 1.8 Flex automática (R$ 114.590) e 1.4 Turbo Flex automática (R$ 119.590) – Alarme, ar-condicionado, bloqueio eletrônico de diferencial, airbags laterais dianteiras e de cortina, central multimídia com tela de 7 polegadas, comandos de áudio no volante, cruise control, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, lanternas traseiras com leds, luzes diurnas com leds, monitor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital, revestimento de caçamba, rodas de alumínio de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e tomadas USB tipos A e C.
• Endurance 2.0 Turbodiesel automática 4×4 (R$ 153 mil) – Acrescenta à Endurance Turbo Flex o controle eletrônico de descida, protetor de cárter e tração integral sob demanda.
• Freedom 1.4 Turbo Flex automática (R$ 131.890) – Acrescenta à Endurance Turbo Flex o ar-condicionado automático de duas zonas, barras longitudinais no teto, câmera traseira de ré, central multimídia com tela de 8,4 polegadas, capota marítima na caçamba, comandos de trocas de marcha no volante, faróis com leds, faróis de neblina, para-sóis iluminados, rodas de alumínio de 17 polegadas e volante revestido.
• Freedom 2.0 Turbodiesel automática 4×4 (R$ 164.390) – Adiciona à Freedom Turbo Flex o controle eletrônico de descida, protetor de cárter e tração integral sob demanda.
• Volcano 1.4 Turbo Flex automática (R$ 145 mil) – Acrescenta à Freedom Turbo Flex banco do motorista com ajuste elétrico, bancos revestidos de material sintético, airbags de joelhos do motorista, carregador de celular sem fio, central multimídia com GPS, chave presencial para acesso e partida, retrovisores com luz de cortesia, rodas de alumínio de 18 polegadas e sensores de estacionamento dianteiros.
• Volcano 2.0 Turbodiesel automática 4×4 (R$ 177.690) – Acrescenta à Volcano Turbo Flex o controle eletrônico de descida, protetor de cárter e tração integral sob demanda.
• Ranch 2.0 Turbodiesel automática 4×4 (R$ 185.490) – Adiciona à Volcano Turbodiesel bancos com revestimento marrom, central multimídia com tela de 10,1 polegadas, estribos e estrutura de caçamba cromados, grade frontal diferente, pacote “ADAS” (com alerta de mudança de faixa, comutação automática dos faróis e frenagem de emergência) e retrovisores cromados.
• Ultra 2,0 Turbodiesel automática 4×4 (R$ 187.490) – Acrescenta à Ranch bancos com área em vermelho, bitola 10 mm mais larga e cobertura rígida de caçamba.