Ultracarro grego: SP Automotive Chaos e seus 3.107 cv para demolir todos os recordes
Existe algo mais impactante que um supercarro? Sim existe, um ultracarro. A ideia se materializou no primeiro SP Automotive Chaos, que já foi vendido e será entregue em 2022. A SPA (Spyros Panopoulos Automotive), com sede na Grécia, quer revolucionar o mundo automotivo com o primeiro “ultracar” da história, o SP Automotive Chaos, um impressionante modelo com até 3.107 cv, cujo preço é também “ultra”: o Chaos pode chegar a US$ 15 milhões.
por Ricardo Caruso
O Chaos tem desenho bastante agressivo, no qual a aerodinâmica é fundamental, com inúmeras entradas e canais de ar para que o fluxo através do carro seja o melhor possível. Sua asa dianteira é formada por três abas, a enorme abertura do capô, as bordas das caixas de rodas “musculosos”, as rodas de 21 e 22 polegadas e seu perfil são impressionantes. A fabricante promete um modelo superlativo em tudo, que será mostrado oficialmente ao mundo nos próximos meses.
É também um veículo de grande porte : 5,05 metros de comprimento, 2,06 m de largura e 1,12 m de altura, com distância entre-eixos de 2,85 m. Com esse tamanho, deveria ser um modelo pesado, mas o uso de técnicas de impressão 3D e materiais como titânio , magnésio, fibra de carbono e Kevlar serviram para torná-lo mais leve, ficando entre 1.388 ou 1.272 quilos, dependendo da versão.
A SP Automotive vai oferecer o Chaos em duas versões muito diferentes, pelo menos em nível mecânico. A primeira, chamada de Earth, é a mais acessível, para a classificarmos de alguma forma. Seu motor biturbo 4.0V10 desenvolve 2.077 cv e 139 mkgf de torque, permitindo acelerar de zero a 100 km/h em 1,9 segundos, se é que isso é fisicamente possível; completar o quarto de milha (cerca de 400 metros) em 8,1 segundos e atingir os 300 km/h em 7,9 segundos.
A top de linha é a Zero Gravity, que usa o mesmo motor, mas com até 3.107 cv e 199 mkgf de torque máximo. Graças a isso ele faz de zero a 100 km / h em 1,55 segundos; o 100-200 km/h em 1,7 s e vai de zero a 300 km / h em 7,1 s. Além disso, cruza a linha de chegada de quarto de milha em apenas 7,5 segundos.
Ambas versões usam caixa de câmbio automática de sete ou oito velocidades, um sistema de tração nas quatro rodas e um sistema de freio de carbocerâmica, ventilado, com discos de 48, 2 centímetros no eixo dianteiro e 44, 2 cm na parte traseira.
A produção do SP Automotive Chaos ficará limitada a séries de cerca de 20 unidades para cada continente, todas vendidas pela Sotheby’s. O preço da versão de 2.077 cv começa em US$ 6,4 milhões, enquanto a versão de 3.107 cv, como já vimos, custa US$ 15 milhões. 12,4 milhões de euros.
A empresa grega afirma já ter vendido o primeiro exemplar, que deve ser entregue no início do próximo ano. Posteriormente, buscará quebrar vários recordes mundiais: a velocidade de um modelo de rua, chegando aos 500 km/h, o tempo na aceleração do quarto de milha e a volta mais rápida em Nürburgring. Só o tempo dirá se ele terá sucesso ou se forem promessas vazias, do tipo “presente de grego”…