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Ultracarro grego: SP Automotive Chaos e seus 3.107 cv para demolir todos os recordes

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SP Automotive Chaos

Existe algo mais impactante que um supercarro? Sim existe, um ultracarro. A ideia se materializou no primeiro SP Automotive Chaos, que já foi vendido e será entregue em 2022. A SPA (Spyros Panopoulos Automotive), com sede na Grécia, quer revolucionar o mundo automotivo com o primeiro “ultracar” da história, o SP Automotive Chaos, um impressionante modelo com até 3.107 cv, cujo preço é também “ultra”: o Chaos pode chegar a US$ 15 milhões.

por Ricardo Caruso

O Chaos tem desenho bastante agressivo, no qual a aerodinâmica é fundamental, com inúmeras entradas e canais de ar para que o fluxo através do carro seja o melhor possível. Sua asa dianteira é formada por três abas, a enorme abertura do capô, as bordas das caixas de rodas “musculosos”, as rodas de 21 e 22 polegadas e seu perfil são impressionantes. A fabricante promete um modelo superlativo em tudo, que será mostrado oficialmente ao mundo nos próximos meses.

É também um veículo de grande porte : 5,05 metros de comprimento, 2,06 m de largura e 1,12 m de altura, com distância entre-eixos de 2,85 m. Com esse tamanho, deveria ser um modelo pesado, mas o uso de técnicas de impressão 3D e materiais como titânio , magnésio, fibra de carbono e Kevlar serviram para torná-lo mais leve, ficando entre 1.388 ou 1.272 quilos, dependendo da versão.

A SP Automotive vai oferecer o Chaos em duas versões muito diferentes, pelo menos em nível mecânico. A primeira, chamada de Earth, é a mais acessível, para a classificarmos de alguma forma. Seu motor biturbo 4.0V10 desenvolve 2.077 cv e 139 mkgf de torque, permitindo acelerar de zero a 100 km/h em 1,9 segundos, se é que isso é fisicamente possível; completar o quarto de milha (cerca de 400 metros) em 8,1 segundos e atingir os 300 km/h em 7,9 segundos.

A top de linha é a Zero Gravity, que usa o mesmo motor, mas com até 3.107 cv e 199 mkgf de torque máximo. Graças a isso ele faz de zero a 100 km / h em 1,55 segundos; o 100-200 km/h em 1,7 s e vai de zero a 300 km / h em 7,1 s. Além disso, cruza a linha de chegada de quarto de milha em apenas 7,5 segundos.

SP Automotive Chaos

Ambas versões usam caixa de câmbio automática de sete ou oito velocidades, um sistema de tração nas quatro rodas e um sistema de freio de carbocerâmica, ventilado, com discos de 48, 2 centímetros no eixo dianteiro e 44, 2 cm na parte traseira.

A produção do SP Automotive Chaos ficará limitada a séries de cerca de 20 unidades para cada continente, todas vendidas pela Sotheby’s. O preço da versão de 2.077 cv começa em US$ 6,4 milhões, enquanto a versão de 3.107 cv, como já vimos, custa US$ 15 milhões. 12,4 milhões de euros.

A empresa grega afirma já ter vendido o primeiro exemplar, que deve ser entregue no início do próximo ano. Posteriormente, buscará quebrar vários recordes mundiais: a velocidade de um modelo de rua, chegando aos 500 km/h, o tempo na aceleração do quarto de milha e a volta mais rápida em Nürburgring. Só o tempo dirá se ele terá sucesso ou se forem promessas vazias, do tipo “presente de grego”…


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