Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Um Citroën DS 1971 foi eletrificado. Confira

Compartilhe!

Um dos modelos mais celebrados da história do automóvel, o Citroën DS, não escapou de passar por um processo de eletrificação, trabalho feito pela britânica Electrogenic.

por Ricardo Caruso

Citroën DS

Originalmente lançado em 1955, o Citroën DS era um modelo obviamente futurista. Pensando bem, ainda é, seja pela inovadora suspensão hidropneumática ou pelos faróis direcionais, tudo no DS o colocava à frente do seu tempo. Ou melhor quase tudo, pois curiosamente o seu motor, vinha da década de 1930.

Electrogenic 1971 Citroën DS EV conversion

Cientes de que os motores elétricos são, para a maioria, o futuro do automóvel, os britânicos da Electrogenic decidiram incrementar ainda mais as ideias futuristas do DS, equipando-o com um motor elétrico.

Electrogenic 1971 Citroën DS EV conversion

Para fazer isso, usaram um Citroën DS21 de 1971, retirando o sorumbático motor de quatro cilindros e 2 litros a gasolina, e instalaram no seu lugar um motor elétrico, batizado de Hyper9, que tem 122 cv de potência e 23,5 mkgf, enviados às rodas dianteiras.

Citroën DS Elétrico
Pelo interior bem conservado, ninguém diz que este DS é elétrico.

Para alimentar o motor elétrico encontramos uma bateria com 48,5 kWh de capacidade, que permite percorrer 225 km entre carregamentos. Quando esta se esgota, um carregador interno de 29 kW permite repor a totalidade da autonomia em somente duas horas!

UK firm makes an electric 1971 Citroen DS

Já para quem quer parar menos vezes nos postos de carregamento, a Electrogenic oferece uma bateria maior, com autonomia de 322 km.

Como é fácil observar, a troca do motor de combustão por um elétrico é uma mudança considerável. Mesmo assim, sempre que pôde, a Electrogenic buscou manter a originalidade do modelo francês, algo que é bem evidente pela ausência de alterações estéticas no interior e exterior.

Electrogenic 1971 Citroën DS EV conversion

A caixa de câmbio manual original, com alavanca na coluna de direção, continua presente, fazendo deste Citroën DS mais um carro elétrico com câmbio manual, solução que já vimos no protótipo Opel Manta GSe ElektroMOD.

Citroën DS Elétrico
Apenas o logotipo “DS EV” denuncia”que este Citroën DS é um carro eletrificado.

Também a fantástica suspensão hidropneumática continua presente, apesar do desaparecimento do motor de combustão que assegurava o seu funcionamento ter sido abandonado. Agora conta com uma bomba hidráulica elétrica independente, mais silenciosa que o sistema original.

Electrogenic 1971 Citroën DS EV conversion

Responsável pela eletrificação de clássicos como o Jaguar E-Type, Volkswagen Fusca, Triumph Stag ou Rolls-Royce Silver Shadow, a Electrogenic ainda não revelou quanto custa transformar o Citroën DS num modelo 100% elétrico. Mas nesse recurso pode estar a solução para o futuro dos carros antigos, que ficariam alinhados com os novos tempos.

Electrogenic 1971 Citroën DS EV conversion

Quanto a esta transformação, o chefão da Electrogenic, Steve Drummond, afirmou que “o objetivo destas transformações é potenciar as características originais do carro. O Citroën DS é ideal para uma conversão elétrica, pois esta permite uma condução serena, perfeitamente adequada ao estilo do carro”.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español