Classic CarsSlide

Uma incrível coleção de 56 Porsche brancos à venda

Compartilhe!

Colecionar carros não é para qualquer um. A coisa vai afunilando quando falamos em colecionar Porsche, e chega a requintes de crueldade quando esse acervo se limita a Porsche brancos. Na “gourmetização da miséria” que o brasileiro tanto gosta, onde o cidadão compra um Fusca ou Opala caindo aos pedaços e os rotula de “projeto”, como se isso alterasse para cima o status da sucata ocupando espaço na garagem, isso é algo inimaginável. Mas coleções específicas existem no mundo civilizado, como esta coleção de Porsche brancos que será vendida, que inclui 56 carros esportivos -de 356 a 918 Spyder-, além de dezenas de acessórios da marca, posters e incontáveis itens de memorabilia

por Ricardo Caruso

Alguns verdadeiros colecionadores de carros são mais obstinados em sua abordagem para a compra de seus itens. Uns se fixam em determinadas marcas ou modelos, outros em carros de fibra de vidro e outros mais sofisticados em esportivos de determinada marca e determinada cor. Exemplo de refinamento é este lote de carros de um único colecionador, dos Estados Unidos, que está pronto para ser leiloado pela RM Sotheby’s. Não só é composto quase que exclusivamente por Porsche, mas todos os 56 carros são pintados de branco. Aqui está o exemplo de um homem que sabe o que quer.

A coleção foi acumulada ao longo de uma década e é feita principalmente de Porsche -raros e de volume limitado- que rodaram poucos quilômetros. Os 911 são maioria, e há ótimos exemplares de cada uma das sete décadas do modelo. O mais antigo é um cupê 1965, e o mais novo é um Targa 2021S “Heritage Design Edition 4”, com raridades como os Carrera RS 1973, Speedster 1989 e o Turbo S 1994.

O mais caro dos 911 é um Carrera RSR 3.8 1993, um dos 51 exemplares produzidos, e um dos dois únicos exemplares “strassenversion” (versão de rua) construídos. Equipado com motor “Le Mans” de dupla ignição opcional e tomadas de ar, também traz um luxuoso interior de couro vermelho, ele rodou apenas 70 km em sua existência e está estimado em pelo menos US$ 2,5 milhões.

Mas nem tudo é 911. São meia dúzia de 356, um 914, 924, 928, uma dupla de 944 e até um par de tratores Porsche… A estrela da série, porém, é um 918 Spyder 2015 com o “pacote” opcional Weissach, que deve sair por US$ 3 milhões.

Se isso é um pouco demais para seu bolso, então você pode encontrar algo que você pode pagar entre os lotes “não-carro”. Há um total de 556 itens à venda e realmente vale a pena dar uma olhada na lista completa do leilão, porque a coleção inclui tudo, desde miniaturas e posters antigos da Porsche, até folhetos bicicletas, kits Porsche, volantes, rádios Becker e Blaupunkt vintage, capacetes, malas e até um sistema inteiro de microfichas cobrindo todos os modelos, do 356 ao Boxster.

O leilão acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro, e você pode conferir os detalhes de todos os lotes aqui. Se fosse possível, qual você compraria?


Compartilhe!
1720931301