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URSS: 10 carros soviéticos copiados dos Ocidentais

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A indústria, qualquer que seja ela, se destacou na corrida pela maior influência entre o Ocidente e a antiga União Soviética, simbolizando o poder e a capacidade de criar, inovar e direcionar o mundo para o futuro. Mas enquanto os soviéticos se mantiveram e, em alguns casos, melhoraram em comparação com seus rivais capitalistas em alguns campos -como exploração espacial e armamento-, desde o início eles estavam atrasados ​​em relação ao automóvel. Estão aí os Lada para demonstrar isso.

Muitas vezes, a URSS teve que copiar produtos de seus rivais capitalistas apenas para manter o ritmo. Aqui está uma lista de 10 carros soviéticos famosos, claramente inspirados nas idéias ocidentais. 

1. GAZ A (1932) / Ford A

 

Em 1929, a União Soviética assinou um acordo com a Ford Motor Company para montar carros sob licença da marca americana. Os primeiros modelos, chamados Gaz A, foram produzidos na fábrica de Gorky (hoje Nizhny Novgorod) em 1932. O Gaz A foi baseado no Ford Model A, que havia saído de linha em 1931. O powertrain foi redesenhado no carro soviético. No total, mais de 41.000 GAZ A foram produzidos. Em 1936, o modelo antigo foi substituído pelo GAZ-M-1. 

2. GAZ M-1 (1936) / Ford Model B

 

O desenho deste modelo foi baseado no Ford Modelo B de 1934. Assim como o veículo anterior, foi produzido sob licença a mesma licença comprada da Ford em 1929, mas sobreviveu a mudanças significativas. Seus projetistas soviéticos reinventaram quase tudo, desde a suspensão do carro até detalhes do exterior. Produzido entre 1936 e 1942, foi um dos carros mais populares da União Soviética antes da Segunda Guerra. Mais de 62.000 carros desses, com várias modificações, foram montados no total. 

3. KIM 10 (1940) / Ford Prefect

 

O KIM-10 foi o primeiro modelo dos carros subcompactos soviéticos inspirados no simpático Ford Prefect britânico. O carro soviético ganhou desenho um pouco mais moderno (para a época) do capô, pára-brisa e carroceria. No entanto, a Segunda Guerra Mundial impediu o seu desenvolvimento. Este carro nunca foi vendido oficialmente, no entanto, 64 veículos foram entregues como prêmios de loteria. 

4. ZIS 110 (1945) / Packard 180

 

A primeira limusine soviética, a ZIS 101 (1936), já se baseava no Buick da época dos Estados Unidos, e em setembro de 1942 Stalin ordenou o desenvolvimento de uma nova limusine de de luxo, a ZIS 110, desta vez sob a inspiração do Packard 180. Este carro foi produzido até 1958, com um total de 2.000 veículos feitos para oficiais soviéticos. A produção do Packard 180 foi descontinuada após a Segunda Guerra Mundial. 

5. Moskvich 400 (1946) / Opel Kadett K38

 

Em 4 de dezembro de 1946, o primeiro carro Moskvich-400 foi montado na AZLK (algo como Fábrica de Carros Compactos de Moscou). O carro de quatro lugares tinha velocidade máxima de 90 km/h e foi fortemente inspirado no Opel Kadett K38, da Alemanha. 

Joseph Stalin, grande fã dos produtos da Opel, pressionou pela produção do carro depois de vê-lo em uma exposição no Kremlin em 1940. No entanto, devido à Segunda Guerra Mundial, o projeto foi adiado. Mas em 1947, a fábrica de Moscou começou a produzir o modelo. Foi fabricado até 1954, antes de ser substituído pelo Moskvich-401, que tinha motor mais potente. No total, 216.000 sedãs e 17.000 conversíveis saíram da fábrica. Em 1956, o carro foi substituído pelo novo Moskvich-402.

6. Moskvich 408 (1964) / Opel Kadett A

 

A terceira geração de carros Moskvich foi baseada em outro veículo alemão, o Opel Kadett A (1962), diferindo do modelo inicial pelo interior mais espaçoso. Em 1967, a fábrica de Moscou começou a montar o novo Moskvich-412 com motor mais potente e maior velocidade máxima. 

O Moskvich-412 também era um carro usado para exportação. Na Bulgária, foi montada sob o nome de Rila e na Bélgica era conhecida como Scaldia. O modelo soviético foi produzido até 1976 em Moscou e até 1998 na fábrica de Izhevsk. 

7. GAZ-24 Volga (1966) / Ford Falcon

 

O desenho do modelo Volga era semelhante ao dos Ford Falcon (1962) e Plymouth Valiant (1962) americanos. O carro foi produzido na fábrica de Gorky até 1985, principalmente para uso como táxi e carros oficiais. A variação do GAZ-24, batizada de GAZ-24-76 Scaldia, era um modelo popular de táxi na Bélgica e na França, por causa de sua robustez. No total, a fábrica de Gorky montou 1,4 milhão de GAZ-24. 

8. ZAZ-966 (1966) / NSU Prinz IV

 

Este novo sub-compacto soviético tinha exterior semelhante ao alemão NSU Prinz IV de 1961. Por sua vez, o carro alemão parcialmente copiou o estilo do Chevrolet Corvair americano de 1959. O cupê de duas portas foi produzido até 1972, na fábrica de Kommunar, hoje Ucrânia. Usava um pequeno motor (cerca de 0,5 litro) traseiro arrefecido a ar.

9. VAZ 2101 (1970) / Fiat 124

 

Estava sentindo falta dos Lada, velho conhecido dos brasileiros? Aí está ele. Em 1966, a italiana Fiat e o Ministério de Comércio Exterior da União Soviética assinaram acordo de cooperação. Sob este acordo, a URSS começou a produzir a wagon VAZ 2102 e o sedã VAZ 2101, os Lada Laikda, baseado no Fiat 124, que havia sido eleito “carro europeu do ano” em 1967. No entanto, o VAZ 2101 foi amplamente modifcado e recebeu mais de 800 alterações. 

O VAZ 2101 tornou-se um carro popular na União Soviética. O modelo foi o primeiro modelo da “família” VAZ e teve muitas variações. Até 1988, a fábrica da AvtoVaz, em Togliatti (apesar do nome italino, era russa mesmo) produziu 4,85 milhões de carros, razão pela qual em 2000 o VAZ 2101 foi rotulado como “o melhor carro russo do século 20” pela imprensa especializada russa. Se esse era o melhor, imagine o pior… 

10. Moskvich 2141 (1986) / Simca Chrysler 1308

 

Na década de 1980, a União Soviética conseguiu criar um modelo completamente novo para a Moskvich, um hatchback com tração dianteira baseado no projeto do Simca Chrysler 1308 franco-americano lançado em 1975. O carro soviético recebeu exterior mais despojado e o nome de exportação Aleko. A fábrica de Moscou produziu mais de 716.000 desses carros em diferentes variações. O último modelo foi montado em 2002, com o nome de Svyatogor. 


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