Vai dirigir no Exterior? Conhece estas estranhas leis de trânsito
Cada país tem sua própria legislação de trânsito, que podem ir da extrema organização dos Estados Unidos aos caos da Índia, por exemplo, mas em muitos casos passando por normas absurdas, como a proibição de dirigir com os olhos vendados. A ideia é aumentar a segurança viária e garantir o mínimo de respeito pelos demais. Mas algumas leis podem ser consideradas estranhas, tanto para os motoristas locais como para os turistas que estão em visita ao país. Os especialistas da empresa de dados automotivos “carVertical”, divulgaram algumas das leis viárias mais estranhas do mundo.
da Redação
PASSAR DEVAGAR SOBRE AS POÇAS DE ÁGUA – São muitos os pedestres que já passaram pela desagradável situação de serem molhados por algum carro que estava em excesso de velocidade na chuva. No Reino Unido, estes motoristas irresponsáveis ou sem a menor civilidade são alvo da atenção da polícia: dependendo das circunstâncias, podem receber multas que osculam de US$ 150 a US$ 6.200 e ainda perder pontos na carteira de motorista.
TOLERÂNCIA ZERO PARA BARULHO – Se tem algo que os suíços prezam muito é a tranquilidade noturna, e por lá existem várias leis que limitam o nível de ruído. Por exemplo, entre as 22:00 e 7:00 hs, é proibido bater com força as portas do carro, capô ou tampa do porta-malas. Som alto? Nem pensar. Também é proibido acelerar a fundo e perturbar a tranquilidade nas zonas residenciais. Ao parar num semáforo, o motor deve ser desligado.
LEIS ESTRANHAS NOS ESTADOS UNIDOS – Aqui a coisa também é severa. Se estiver escrito “STOP” no chão, é para parar o carro, não passar devagarzinho; os guardas, implacáveis, brotam do asfalto.. As leis mais incomuns vigoram nos Estados Unidos. Em Youngstown, Ohio, é ilegal ficar sem combustível no carro. As autoridades municipais visam incentivar os motoristas a manterem o nível de combustível suficiente no tanque, para que veículos imobilizados não bloqueiem cruzamentos e assim coloquem em perigo os restantes usuários das vias.
Em New Jersey, a emissão de placas personalizadas é rigorosamente controlada. Se um motorista for apanhado embriagado ou for multado por condução irresponsável, fica proibido de adquirir placas personalizadas durante 10 anos. Fora a multa e risco de passar uma temporada atrás das grades. Em Fenwick Island, Delaware, é proibido dormir, mudar de roupa, ou cozinhar dentro de um veículo… Em Glendale, Arizona, é ilegal dirigir seu carro de ré por trechos que não sejam apenas manobras.
E mais: em Milford, Massachusetts, é proibido espiar para dentro dos carros pelas janelas. Em Oklahoma, é proibido ler histórias em quadrinhos enquanto dirige. Na cidade de Cicero, Illinois, a polícia irá parar você se estiver assobiando em vias públicas aos domingos. Em San Francisco, é proibido lavar os carros nas ruas vestido apenas com cuecas… Mas a mais estranha de todas é essa: no Alabama, é ilegal que motoristas dirijam usando venda nos olhos.
SEM DISTRAÇÕES AO VOLANTE – As distrações durante a condução podem impedir o correto controle do veículo, e isso é óbvio. Por isso alguns países tentam proteger os motoristas de si próprios. No Chipre, é proibido comer ou beber enquanto se dirige. Celular? Nem pensar.
MÃO PARA FORA – Na Austrália, os motoristas são proibidos de dirigir com qualquer parte do corpo para fora da janela. Esta lei tem como objetivo evitar acidentes que ocorrem quando um carro passa rente a outro veículo, preservando braços e mãos devidamente fixados ao corpo… A única exceção é quando os piscas do carro não estão funcionando por qualquer motivo, e o motorista precisa de sinalizar as manobras. Naquele país, também é ilegal transportar feno no porta-malas do seu próprio carro, mas você pode levar todo o feno que quiser em um táxi (se couber).
CÂMERAS NÃO SÃO PERMITIDAS EM TODOS OS PAÍSES – Na Suíça, é proibido gravar continuamente o trânsito com uma câmera de bordo, que só pode ser ligada para captar acontecimentos importantes nas vias. As pessoas assim filmadas devem ser informadas de que as suas ações serão gravadas. Na prática, é difícil imaginar como isto é controlado, até mesmo para os suíços.
“Embora alguns países autorizem e estimulem os motoristas a utilizarem câmeras a bordo para provar as circunstâncias de um sinistro viário, em outros a sua utilização é estritamente controlada ou completamente proibida”, afirmou Matas Buzelis, especialista da ‘carVertical”..
A legislação portuguesa é talvez a mais rigorosa neste quesito: é proibido gravar outros motoristas e a própria câmera não pode ser mantida no automóvel. As câmeras de vigilância também são proibidas no Luxemburgo, embora possam ser mantidas dentro do automóvel. Na Alemanha e Bélgica, as câmeras de bordo são permitidas, mas as leis definem claramente a utilização limitada das imagens gravadas com vista a proteger a privacidade das pessoas filmadas.
PROIBIDO CONVERSAR DENTRO DO CARRO – Muitos acidentes nas ruas e estradas acontecem porque os motoristas se distraem, o que parece óbvio. Para reduzir o número de acidentes, o governo francês introduziu em 2015 uma lei que proíbe a utilização de fones de ouvidos durante a condução. Segundo a mesma lei, um motorista que fale ao telefone, mesmo que utilize equipamento “mãos-livres”, não consegue concentrar-se totalmente na condução e arrisca-se a provocar um acidente. Esta proibição aplica-se igualmente aos condutores de outros tipos de veículos, incluindo os ciclistas. No Brasil essa lei existe, mas…
UTILIZAÇÃO RESTRITA DAS RUAS E ESTRADAS – Com vista a combater o enorme volume de tráfego, Manila, capital das Filipinas, controla os dias em que certas vias podem ser utilizadas. É o “rodízio”, aplicado em muitas cidades brasileiras, mas que causa estranheza em outros países. Por exemplo, em Manila, se a placa de um carro terminar em 1 ou 2, está proibido de utilizar determinadas vias às segundas-feiras, das 7:00 às 19:00 hs (aqui o rodízio se limita a algumas horas do dia). No entanto, alguns motoristas contornam esta lei adquirindo dois carros e usando o que for permitido no dia.
Em países asiáticos, há outras tentativas de limitar a circulação de automóveis. Por exemplo, em Jacarta, na Indonésia, algumas ruas e estradas só podem ser utilizadas por carros que transportem pelo menos três pessoas. Nos Estados Unidos, existem faixas preferenciais para carros com dois ou mais ocupantes em diversas cidades.
OBRIGATÓRIO MANTER O CARRO LIMPO – Os porcalhões que se cuidem. Ao viajar pela Romênia, os motoristas devem manter a limpeza dos seus automóveis em dia. Se os agentes policiais repararem que os vidros do veículo estão sujos, por exemplo, e podem obstruir a visibilidade, o motorista condutor é multado. A lei não especifica o nível de sujeira necessário para chamar a atenção da polícia, e os agentes de trânsito avaliam cada caso individualmente.
CINTOS DE SEGURANÇA OPCIONAIS… NO GELO – Na bucólica Estônia, são criadas vias especiais no gelo durante o inverno, que permitem aos motoristas cruzarem lagos ou rios em determinados locais e chegar com maior rapidez aos seus destinos. As leis regulam rigorosamente a circulação no gelo, para que os motoristas sejam sempre cautelosos.
Não é permitido, por exemplo, ultrapassar outros veículos nas estradas de gelo e não é obrigatório usar o cinto de segurança durante a viagem. As estradas de gelo só podem ser utilizadas durante o dia e a visibilidade deve ser de, pelo menos, 300 metros. A circulação nas estradas de gelo é proibida em dias de neblina, quando a visibilidade é reduzida para apenas algumas dezenas de metros.
“Embora a possibilidade de não usar cinto de segurança no gelo possa parecer estranha, ela aumenta as hipóteses de evasão do veículo em caso de acidente em que o carro rompa o gelo e caia dentro de água gelada”, explica Buzelis.