Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Valeu, Volvo! Cinto de segurança de três pontos completa 58 anos

Compartilhe!

A Volvo está comemorando em 2017 os seus 90 anos. Ao longo desse tempo, seu posicionamento nunca mudou. A filosofia dos seus fundadores mantém-se inalterada, ou seja, tornar a vida de seus clientes mais fácil, sempre que possível beneficiando a mobilidade de forma segura.

A marca tem sido responsável por dezenas de inovações que mudaram o mundo do automóvel e a vida das pessoas, como o cinto de segurança de três pontos. Este mês, a patente daquela que é por muitos considerada como a principal invenção em matéria de segurança automotiva comemora 55 anos de patente e 58 anos de aplicação. Se não é mais importante, pelo menos salvou milhares de vidas.

Foi em julho de 1962 que o United States Patent Office atribuiu ao engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, a patente nº 3043625 pelo projeto do seu cinto de segurança de três pontos. A aprovação desta patente surgiu precisamente três anos após a sua criação, em 1959, ano em que a Volvo se tornou a primeira fabricante de automóveis a usar o equipamento de série (nos Amazon e PV544). Naquela mesma época, Nils Bohlin solicitou a patente.

1959_cinto_seguranca_925x520_acf_cropped

O projeto desta inovação era tão simples quanto eficiente: a combinação de um cinto diagonal e de outro horizontal, que formavam um “V” e que estavam presos a um ponto de fixação baixo, colocado na lateral do banco, capaz de assegurar que os cintos se mantinham na sua posição mesmo após um acidente.

Alguns anos mais tarde, a Volvo demonstrou seu compromisso com a segurança automotiva e ofereceu esta patente a todos os fabricantes, sem custo, para que pudessem utiliza os cintos de três pontosr nos seus automóveis. Isto significa que todas as montadoras se beneficiaram de um pouco da tecnologia de segurança da Volvo, e independente da marca do carro que você esteja dirigindo, o faz com maior segurança.

“Os automóveis são dirigidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais nada, para a sua segurança.” – Assar Gabrielsson & Gustav Larson, fundadores da Volvo

0

Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español