Vauxhall MK1 Silver Aero 1980, o tuning antes do tuning…
Exibido no Birmingham Motor Show de 1980, o Vauxhall Silver Aero foi um estudo de desenho para mostrar as capacidades da equipe de estilo da marca e também para demonstrar que ainda havia muita vida a ser vivida pelo antigo Vauxhall Cavalier Mk1. Vauxhall era a divisão britânica da General Motors, e o Cavalier MK1 era o antecessor do nosso conhecido Monza, por lá conhecido como Cavalier MK2. Numa daquelas negociações que ninguém entende direito -e em mais uma das trapalhadas históricas da General Motors- a Vauxhall tornou-se uma subsidiária do Grupo PSA em 2017 e, posteriormente, de sua sucessora Stellantis em janeiro de 2021, tendo sido propriedade da General Motors desde 1925; tinha ligação direta com a Opel, que era a divisão alemã do Grupo americano.

O Silver Aero era um daqueles cupês sedutores, emocionante e turboalimentado, que tinha muito potencial para chegar às ruas, mas apenas um exemplar foi feito, que permanece nas mãos de um colecionador até hoje.

Em 1980, a percepção pública da Vauxhall e de suas instalações de desenho, projeto e fabricação na cidade de Luton mudava rapidamente. Apesar de estar seguramente alojada na General Motors desde 1925, era vista –com razão– como uma empresa britânica que promovia desenhos e projetos britânicos. O que não tem fama das melhores e não agrega valor.

No entanto, a crescente “opelização” da linha Vauxhall durante a década de 1970 estava corroendo essa visão crítica rapidamente. Projetos como o Silver Aero foram instigados para exibir as capacidades de desenho da unidade de Luton, bem como demonstrar o potencial dos modelos então existentes, como o Cavalier Mk1.

Essa situação não foi muito ajudada pelo fato de a General Motors ter tomado a decisão de integrar os estúdios de desenho da Vauxhall com os da Opel, em Russelsheim, Alemanha, em 1978. Isso significava que todos os futuros Vauxhall acabariam sendo rebatizados como Opel.

A mudança deve ter sido um soco no estômago para a área de desenho e projetos de Luton. E em dose dupla, já que haviam começado a trabalhar na reestilização britânica do Opel Kadett D/Vauxhall Astra Mk1 e estavam idealizando o Projeto J82, que era Opel Ascona C/Vauxhall Cavalier Mk2 (o nosso Monza) para o Reino Unido, a ser lançado em 1981.




Os primeiros esboços de desenho do Silver Aero foram concluídos em março de 1980 pela equipe liderada por John Taylor, diretor assistente de Desenho. A ideia por trás do Silver Aero era causar impacto, com as modificações mostradas no carro-conceito sendo depois oferecidas como acessórios para os proprietários de MK1 existentes. Ou seja, qualquer pessoa que quisesse personalizar seu próprio carro poderia fazê-lo, com a aprovação da rede de concessionárias da marca. Essa foi uma ideia bastante visionária, talvez pelo menos cinco anos à frente de seu tempo, dada a proliferação desse tipo de acessórios no final da década de 1980 e, mais adiante, do surgimento da maldição chamada “tuning”.
O carro, baseado no Cavalier Sportshatch existente, apresentava um “bico” totalmente novo e discreto spoiler na frente, que melhorou a eficiência aerodinâmica do carro padrão, reduzindo o coeficiente de penetração aerodinâmica para 0,32. Outras mudanças incluíram saídas de ar laterais, nos para-lamas dianteiros, para extração de ar; um pequeno duto tipo NACA no capô foi aberto no capô;mais “saias” laterais, spoiler traseiro e conjunto de para-choques envolventes.
De muitas maneiras, essas mudanças anteciparam o que acontecu com o facelift do Manta pela própria Opel em 1982. Um problema com a aerodinâmica foi detectado e vinha das rodas Compomotive, então novos acabamentos nivelados -uma espécia de calota lisa- foram adicionados.
As modificações do Silver Aero sendo instaladas em Luton
Para conferir ao Silver Aero o desempenho esportivo adequado sugerido pelo visual, ele recebeu um motor turbo de 2.4 litros de 150 cv, desenvolvido pela WBB Racing e Turbo Tork Limited. Bill Blydenstein utilizou o motor 2.0 litros com comando de válvulas no cabeçote e 100 cv, e aumentou a cilindrada para 2.4 litros pronta para uso (considerada uma mudança brilhante, que não só melhorou o desempenho e a dirigibilidade, mas também o consumo de combustível).
Em seguida, o MK1 ganhou um turbo da Rajay e sistema de gerenciamento do motor modificado para o grande aumento de potência. No interior, havia um novo volante, console e bancos Recaro, revestidos em couro preto com carpete cinza contrastante.
O Silver Aero –assim chamado para evocar memórias do maravilhoso conceito Silver Bullet de 1974– foi exibido no Salão Britânico do Automóvel de 1980 -pelo menos publicamente- para apresentar o potencial novo body kit e “pacote” de acessórios, e para avaliar o interesse do público, claro. Ele atraiu a atenção e aumentou a visitação no estande da Vauxhall, mas o Silver Aero acabou sendo mesmo um exemplar único e interessante.
As opções que foram divulgadas como sendo disponíveis para os proprietários do “Vauxhall pai do Monza” na verdade nunca apareceram posteriormente nas concessionárias. Na verdade, estávamos a meses do lançamento do Mk2, e isso provavelmente explica tudo o que você precisa saber sobre este interessante e esquecido modelo.
