Tecnologia

Vem aí Lina, o carro holandês biodegradável…

Compartilhe!

Com a evolução dos modelos elétricos, não basta condenar os carros à morte; é preciso também eliminá-los quando não mais servirem. Estudantes holandeses criaram o Lina, carro feito de materiais bio-degradáveis, capaz de transportar quatro pessoas e atingir até 80 km/h de velocidade máxima.

2e6a24c546d9bd803791ddbb2b11c1e8_XL

Apresentado na Universidade de Tecnologia Eindhoven, na Holanda, o Lina é um carro feito de materiais biodegradáveis. Trata-se de um modelo 100% elétrico e com quatro lugares, capaz de atingir até 80 km/h. Mas o que torna este projeto feito por estudantes realmente interessante é o fato de ter chassi, carroceria e interior feitos na íntegra com uso de materiais de origem biológica. Recorre, por exemplo, à resina feita com base em cana de açúcar e coberto de folhas de linho. Só a suspensão e as rodas não são feitas a partir de materiais naturais.

A estrutura do carro é leve e pesa apenas 310 kg, com a mesma rigidez como se fosse feita de fibra de vidro. Contudo, adverte o porta-voz do projeto, Noud van de Gevel. O protótipo ainda não passou pelos “crash tests”, uma vez que o material utilizado não dobra como o metal e acaba por se partir em caso de choque.

Caso este projeto “amigo do ambiente” receba sinal verde das autoridades holandesas, poderá ser testado em estradas públicas ainda este ano.


Compartilhe!