Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Vem aí Lina, o carro holandês biodegradável…

Compartilhe!

Com a evolução dos modelos elétricos, não basta condenar os carros à morte; é preciso também eliminá-los quando não mais servirem. Estudantes holandeses criaram o Lina, carro feito de materiais bio-degradáveis, capaz de transportar quatro pessoas e atingir até 80 km/h de velocidade máxima.

2e6a24c546d9bd803791ddbb2b11c1e8_XL

Apresentado na Universidade de Tecnologia Eindhoven, na Holanda, o Lina é um carro feito de materiais biodegradáveis. Trata-se de um modelo 100% elétrico e com quatro lugares, capaz de atingir até 80 km/h. Mas o que torna este projeto feito por estudantes realmente interessante é o fato de ter chassi, carroceria e interior feitos na íntegra com uso de materiais de origem biológica. Recorre, por exemplo, à resina feita com base em cana de açúcar e coberto de folhas de linho. Só a suspensão e as rodas não são feitas a partir de materiais naturais.

A estrutura do carro é leve e pesa apenas 310 kg, com a mesma rigidez como se fosse feita de fibra de vidro. Contudo, adverte o porta-voz do projeto, Noud van de Gevel. O protótipo ainda não passou pelos “crash tests”, uma vez que o material utilizado não dobra como o metal e acaba por se partir em caso de choque.

Caso este projeto “amigo do ambiente” receba sinal verde das autoridades holandesas, poderá ser testado em estradas públicas ainda este ano.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *