Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VEM AÍ O ALFA ROMEO DA MAZDA

Compartilhe!

Os dois carros usarão a plataforma do MX5, mas com motores e características distintas.

A Fiat e a Mazda fizeram um acordo para a fabricação de um esportivo Alfa Romeo e outro Mazda, baseados na plataforma do Mazda MX5 Miata. Segundo o comunicado que Fiat e Mazda divulgaram, tanto os italianos como os japoneses declararam que irão desenvolver “dois modelos diferentes, com estilos distintos, icônicos e de peso baixo, mantendo a tração traseira. As variantes Mazda e Alfa Romeo deste carro serão equipadas com motores especificos de cada marca”.

Os dois carros vão ser produzidos na fábrica da Mazda em Hiroshima, Japão, sendo que a data mais provável para início de produção é 2014, apesar da Alfa Romeo ser mais conservadora e falar em 2015. O carro deverá ter por base o Mazda Miata.

Sérgio Marchionne, CEO do Fiat Group, explicou que “este acordo demonstra claramente o nosso compromisso com a marca Alfa Romeo e a determinação de transformá-la numa verdadeira marca global. Esta parceria permite trabalhar com a Mazda e sua tecnología reconhecida e líder em termos de veículos de tração traseira compactos. Isso dá a possibilidade de oferecer ao mercado um roadster com o estilo Alfa Romeo e a direção divertida de um tração traseira”.

Segundo Takashi Yamanouchi, presidente da Mazda, “estabelecer alianças tecnológicas e de desenvolvimento de produto é um dos objetivos da nossa empresa, e este anúncio da parceria com a Fiat é um importante primeiro passo nessa direção.”

Por enquanto, este acordo é um memorando de entendimento entre a Mazda e a Fiat, passando ser reconhecido como acordo quando for assinado o contrato entre as duas, na segunda metade de 2012, altura em que serão discutidas mais oportunidades de colaboração para o mercado europeu.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español