O Renegade que virou Compass que virou Alfa que virou Dodge híbrido

Compartilhe!

A Stellantis, no ano passado, confirmou planos para a chegada de um modelo da Dodge híbrido plug-in em 2022, e agora já sabemos que o veículo será um SUV compacto chamado Hornet. O chefão da Dodge, Tim Kuniskis, confirmou planos para o lançamento no segundo semestre deste ano do Hornet, em evento durante a apresentação de Preston Patterson como porta-voz da marca.

por Marcos Cesar Silva

Resultado de imagem para dodfge hornet

“Acho que até dissemos que, quando voltarmos a nos encontrar neste próximo verão, quando lançarmos o Hornet, teremos um híbrido plug-in ou variante disso”, disse Kuniskis.

Nenhum outro detalhe foi mencionado, mas boatos anteriores apontam que o Hornet é praticamente um “gêmeo” do recém-apresentado SUV compacto Alfa Romeo Tonale 2023. A plataforma do Alfa Romeo (imagem abaixo), e presumivelmente do Dodge, é a mesma configuração usada nos conhecidos Jeep Renegade e o Compass .

Alfa Romeo Tonale 2023

Alfa Romeo Tonale 2023

E o powertrain híbrido plug-in no Tonale consiste do uso do nosso velho conhecido motor de 1.3 litros turbo (aplicado no Brasil), quatro cilindros em linha, tracionando as rodas dianteiras, e um motor elétrico tracionando as rodas traseiras; com isso, as duas fontes de energia entregam 272 cv combinados de potência. O Tonale também foi anunciado com motor de quatro cilindros 2.0 turbo de 256 cv.

Curiosamente, a Dodge anteriormente usou o nome Hornet para um interessante conceito hot hatch de 2006 (abaixo). Mas o nome Hornet ficou famoso mesmo nos Hudson da década de 1950, e depois foi transferido para a American Motors, empresa formada a partir da fusão em 1954 da Hudson com a Nash-Kelvinator. A AMC foi adquirida pela Chrysler em 1987, que herdou o nome.

Ver a imagem de origem

A Dodge ainda em 2022 também mostrará conceito de um muscle car elétrico previsto para 2024. O muscle car elétrico será baseado em uma das quatro plataformas elétricas que a Stellantis usará para modelos futuros em suas 14 marcas, incluindo uma picape Ram 1500 elétrica que também será visualizado por meio de um concept truck ainda neste ano.

Para os fãs da marca, nada a comemorar. Esse é o começo do fim dos motores V8, muscle cars e cheiro de gasolina. O futuro parece ser eficiente em vários sentidos, mas não vai ter a menor graça.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español