Vem aí o NOT WHEELS, miniatura HOT WHEELS que já vem brincada
Um dos próximos lançamentos da Hot Wheels neste segundo semestre é mesmo uma ideia interessante e serve de homenagem ao primeiro carro que muitos de nós tivemos, em especial pelo estado de conservação. Assim, por meio de parceria com a empresa de arte e comunicação MSCHF —conhecida pelas criações controversas— a Hot Wheels apresentou o surrado Not Wheels.
por Ricardo Caruso
As miniaturas são uma parte importante da história do automóvel, tão antigas como o próprio automóvel, e se há uma marca hoje que tem sido parte dessa trajetória é a Hot Wheels. Agora, lançaram aquela que deve ser a sua miniatura mais interessante dos últimos tempos. Ao contrário da grande maioria dos modelos criados pela marca americana, este parece já ter passado por milhares de horas de brincadeiras e múltiplas gerações de crianças destruidoras. Parece detonada, mas é 100% nova.
O Not Wheels funciona como uma espécie de homenagem ao primeiro carro de muitos motoristas, inspirando-se nos modelos japoneses dos anos 1990 importados aos montes pelo mercado norte-americano. Ou seja, é uma romântica representação daquele carro que mais era um “trator”, que passou por tudo na vida e se recusa a morrer. Não há um único painel de carroceria no seu estado original e ninguém se lembra da última vez que foi lavado. Uma sobrevivente “lasanha”…
Nesta miniatura, produzida na tradicional escala de 1/64, como é a grande maioria dos Hot Wheels, o péssimo estado de conservação de um automóvel é levado ao extremo. E com uma dose de sarcasmo e caricatura pelo caminho. Os para-choques estão “ralados”, há marcas de ferrugem e painéis de carroceria de cores diferentes. Só duas rodas são mais ou menos parecidas com as originais, ainda que não sejam iguais, uma outra é o estepe com roda amarela e a quarta nem existe. Além disso, o para-brisas está rachado, há desenhos nos vidros, o cinto de segurança ficou pendurado para fora da porta e a decoração é, no mínimo, peculiar e ao gosto de muitos proprietários. Nem sequer faltam multas de estacionamento e adesivos nos para-choques…
As encomendas deste Not Wheels estão disponíveis, através da página de criações especiais da Mattel, a marca que detém a Hot Wheels. Caso consiga comprar uma destas unidades, aconselhamos que não a retire do blister, pois tem tudo para ser um colecionável fantástico. Mesmo neste estado de “conservação”.
O preço pedido é bem razoável, de US$ 40 mais frete (mais taxa no Brasil). E a Mattel deixou o aviso claro na embalagem: “o tijolo que apoia o eixo traseiro não está incluído”!