VEM AÍ O PEUGEOT 2008, O ANTI-ECOSPORT
A Peugeot mostrou as primeiras fotos do 2008, modelo que vai marcar a entrada da marca no segmento dos SUVs urbanos. O 2008 será apresentado no Salão de Genebra e chegará ao mercado europeu ainda este ano. Com o SUV, a Peugeot vai brigar num segmento em pleno crescimento e onde –na Europa- o Nissan Juke domina seguido do Mini Countryman. O 2008 surge no momento em que a Opel coloca no jogo o Mokka, a Ford vai lançar o Ecosport e a Renault vai apresentar o Captur; destes, o Ecosport já está no nosso mercado, e o Captur e Mokka em testes.
Por isso na Europa ou no Brasil, o 2008 não terá vida fácil. É baseado no 208 e a Peugeot não divulgou maiores detalhes do seu novo carro além destas primeiras fotos, mas confimou que o 2008 terá comprimento de 4160 mm, ou seja, mais 2,5 cm que o Juke. Isso comprova que o objetivo –na Europa- é mesmo desafiar o modelo da Nissan.
A Peugeot não perdeu tempo com revoluções de estilo, tomando como base o 208, que tem sido um sucesso de vendas num mercado europeu em crise. Assim, o 2008 possui os faróis, a grade e os faróis auxiliares iguais aos do 208. Aliás, a frente assemelha-se muito ao 208, mas as diferenças maiores ficam na lateral, na maior altura do solo e na aplicação de detalhes carrocería, nas saias laterais e nos pára-choques.
Este kit estético inclui ainda o rack no teto. As imagens mostram o 2008 com rodas aro 17 e pneus todo-terreno, mas acreditamos que as versões mais interessantes terão pneus mais indicados para o asfalto. Até porque o 2008 será tração dianteira com o sistema “Grip Control” do 3008, para ajudar nos pisos mais complicados. No interior, a posição do motorista ficou mais elevada.
A lista de motores para a Europa será a mesma do 208, incluindo o 1.2 de três cilindros, mas com uma nova versão ligeiramente mais potente, e os 1.4 e 1.6 HDI diesel. O 2008 será o primeiro produto global da Peugeot, sendo produzido em França, China e Brasil.