Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VEM AÍ OUTRO PLANO PARA SALVAR A ALFA ROMEO

Compartilhe!

large_190548

Sergio Marchionne, o CEO da Fiat, não está disposto a deixar a Alfa Romeo morrer. Para isso, o executivo italiano acaba de lançar o quarto plano de relançamento da Alfa Romeo desde que assumiu a direção da Fiat em junho de 2004. Marchionne pretende apresentar o plano completo no primeiro trimestre de 2014. “Continuamos trabalhando de forma muito determinada para tentar remodelar a Alfa Romeo”, garantiu Marchionne.

A Alfa Romeo, tradicionalíssima marca italiana, está na pior situação das últimas décadas. Pela primeira vez desde 1969, as suas vendas anuais deverão ficar abaixo das 100.000 unidades e, além disso, a marca nunca gerou lucro desde que Marchionne assumiu o comando do Grupo Fiat. Para rejuvenescer a marca e atrair novos clientes, Marchionne quer tornar a Alfa Romeo uma marca premium, que exporte veículos para o mundo inteiro. Isso custa muito em projeto e publicidade.

OUTRA PLATAFORMA

Os modelos que fazem parte deste plano para salvar a Alfa Romeo vão utilizar uma nova plataforma modular de tração traseira e integral, que está sendo trabalhada na Fiat pelo antigo Diretor de Desenvolvimento de Veículos da Ferrari, Philippe Krieff. O objetivo é criar uma plataforma que a Alfa Romeo possa usar em veículos futuros, mas que também possa ser compartilhada pela Chrysler e Dodge, o que facilitaria a reentrada da marca nos Estados Unidos, além de gerar economia de escala. A nova plataforma vai poder ser usada para modelos sedãs e SUVs, e os primeiros veículos podem estar nas ruas já no final de 2015.

O problema é que está cada vez mais difícil acreditar nos anúncios de Marchionne em relação à Alfa Romeo. O CEO já apresentou três planos de reestruturação para a marca, e as vendas continuam caindo. A Fiat também está ainda tentando comprar o restante das ações da Chrysler, e por isso é pouco provável que tenha dinheiro suficiente para revitalizar a Alfa Romeo ao mesmo tempo.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español