Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Vencer Sarthe é o superesportivo holandês

Compartilhe!

a3

Nascida na Holanda em 2010, a Vencer é uma marca que aposta no fabricação de veículos exclusivos. O mais recente exemplo disso é o Vencer Sarthe, que tem inspiração  direta em Le Mans.

Existe uma boa razão para a Vencer ter escolhido o nome Sarthe para o seu novo modelo. Um nome vem do circuito de “La Sarthe”, local onde acontece das competições automóveis mais tradicionais da história do automobilismo: a “24 Horas de Le Mans”. Uma prova de resistência que povvoa os sonhos de qualquer “petrolhead”.

Mas não foi só ao circuito de La Sarthe –quase patrimônio da humanidade– que o Vencer Sarthe foi buscar inspiração. Na verdade o carro pretende ser a interpretação moderna dos modelos de competição que nos anos 1980 frequentavam as provas de resistência. O Vencer Sarthe quer trazer para o presente as sensações de pilotagem que se perderam no tempo. No mínimo ambicioso.

EXCLUSIVO

Tal como as criações mais exclusivas, a Vencer produz o Sarthe prometendo que cada unidade nunca será igual a outra, pois o departamento de personalização da marca aposta na diferenciação: potência bruta, sensações analógicas ao volante, dinâmica impecável e interior minimalista, sem dispensar as comodidades necessárias hoje.

Segundo a marca, o Sarthe é um superesportivo para quem aprecia pureza, raridade e feeling mecânico num automóvel. Então vamos aos dados mecânicos do Vencer Sarthe, que usa chassi hibrido com estrutura de alumínio e célula de sobrevivência de fibra de carbono em forma de colméia; toda a carroceria é feita no mais recente Carbono Termoplástico Reforçado (CFRP).

MOTOR

Com uma configuração de motor central traseiro, a usina de força é um 6.3V8 com supercharger, capaz de desenvolver 622 cv a 6500 rpm e respeitável torque de 840 mkgf a 4000 rpm. Convém frisar que a 1500 rpm já dispomos de 650 mkgf de força bruta para o der e vier.

Para transmitir toda esta fúria mecânica para o piso, o Vencer Sarthe usa caixa de câmbio manual de seis velocidades, com diferencial autoblocante do tipo Torsen.

Anda muito e freia muito. Com suspensão de braço duplo em todas as rodas, tem discos de freio de 355 mm igualmente em todas as rodas, mas com pinças de oito pistões na frente e de 1uatro pistões na traseira. As rodas aro 190 usam pneus 245/35 no eixo da frente, e na traseira rodas de 20 polegadas e pneus 295/30, fornecidos pela da Vredstein.

O Vencer Sarthe, conta com peso de apenas 1390 kg, com uma distribuição de massas 45%/55%.

DESEMPENHO

Com tudo isso, o desempenho é dentro do que se espera de um superesportivo de hoje em dia: 3,6s no zero a 100 km/h e velocidade máxima de 338 km/h.

O Vencer Sarthe será uma das atrações do Salão de Paris. Com construção artesanal, o preço inicial antes de impostos situa-se nos US$ 360 mil. Um valor que ainda assim não fará demover os fãs desta pequena marca independente.

a1 a2 a4 a5


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español