Vídeo: o maravilhoso ronco do Mazda 787B em Le Mans

Compartilhe!

Este vídeo, do piloto Johnny Herbert ao volante do Mazda 787B foi gravado em 2011, portanto há 11 anos, mas merece ser visto. Foi feito na época para celebrar o 20º aniversário da sua vitória na “24 Horas de Le Mans” (que aconteceu em 1991), e é o que precisamos para ter um pouco de diversão ao som do motor rotativo Wankel. Assista e tire suas conclusões.

da Redação

Perguntamos a um leitor assíduo de AUTO&TÉCNICA, de surpresa, do que ele tinha saudades do automobilismo. “Do som dos carros”, foi a resposta. Então, aí vai o Mazda 787B “berrando” como gente grande em Le Mans. Aumenta o som!

O Mazda 787B é um verdadeiro ícone das provas de longa duração. Foi o primeiro modelo japonês na história a vencer a “24 Horas de Le Mans”, e fez isso de forma impressionante. Impossível ficar indiferente a três sons nas pistas: os motores Matra e Ferrari V12 de Fórmula 1, e o do Wankel R26B. Os quatro rotores entregavam a potência máxima de 900 cv, mas era limitado a 700 cv para suportar as provas mais longas. A preparação para a corrida de estreia do Mazda 787B em Le Mans foi feita na pista de Silverstone e no autódromo do Estoril, onde o Mazda 787B percorreu mais de 4700 km em testes.

Em 1991, Johnny Herbert, junto com Bertrand Gachot e Volker Weidler levou o Mazda 787B ao lugar mais alto do pódio da 59ª edição de Le Mans. Mas Herbert, apesar de ter sido quem concluiu a prova com o Mazda 787B, não chegou a subir ao pódio para receber o troféu. Quando terminou a corrida estava tão desidratado e mal nutrido que teve de ser atendido pelos médicos e levado para o hospital do circuito.

Neste vídeo vemos o britânico Johnny Herbert de volta ao volante do Mazda 787B, para comemorar o  20º aniversário da sua vitória em Le Mans. E com isso fica a certeza: a modernidade não tem o menor charme. Quem viu, viu.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español