Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VOCÊ COMPRARIA UM CARRO SAMSUNG?

Compartilhe!

Samsung SM3, mas pode chamar de Renault Fluence.

Em alguns países, você pode ter uma TV Samsung, um celular Samsung e, acredite, um carro Samsung. Isso mesmo, a Samsung também fabrica automóveis.

A Samsung Motors foi criada em 1994 na Coréia do Sul e começou a vender seus modelos em 1998. Hoje a marca pertence ao grupo Renault (Renault Samsung Motors) e, entre os modelos disponíveis, está o SM3, também conhecido no Brasil como Renault Fluence. O sedã faz muito sucesso em países de Terceiro Mundo e emergentes, e não se pode negar suas qualidades e estilo.

O Fluence foi apresentado em 2009 e usa a plataforma C da Renault/Nissan. As negociações com a Renault começaram em dezembro de 1998 e, em setembro de 2000 os franceses compraram 70% da empresa coreana por US$ 512 milhões.

Os Samsung são vendidos no Chile com a marca original, e não como Renault.

A Samsung Motors foi criada depois que o presidente da empresa, Kun Hee Lee, identificou que a indústria automobilística seria um caminho viável para os grandes conglomerados. Ele já dirigia a
Samsung Electrics e a Samsung Electronics. Mas o azar foi grande, e logo após criar a marca de automóveis, a Ásia entrou em profunda crise econômica.

Assim, a Samsung Motors foi colocada à venda, e a primeira interessada foi a também coreana Daewoo. Também derrotada pela crise, a Daewoo acabou sendo comprada pela GM. Outra coreana, a Hyundai Motors, também cogitou comprar a Samsung, mas divergências antigas entre seus executivos sepultou a idéia.

Desde 1999 a Renault Samsung Motors vende seus carros no Chile, com muito sucesso e boa aceitação dos consumidores. Começou naquele ano com o SQ5 (hoje SM5). É o único lugar onde os seus carros são vendidos como Samsung, e não rebatizados de Renault.

Samsung: marca estranha no mundo do automóvel.

Os planos futuros indicam que a Renault vai deixar de usar nos Samsung suas plataformas, e adotar as da Nissan. O novo SM3 terá como base o Silphy, da Nissan. Os motores a gasolina continuarão sendo fornecidos pela Nissan, enquanto os diesel serão Renault

O nome Samsung será usado até 2020, por razões contratuais.

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español