VOCÊ COMPRARIA UM CARRO SAMSUNG?
Em alguns países, você pode ter uma TV Samsung, um celular Samsung e, acredite, um carro Samsung. Isso mesmo, a Samsung também fabrica automóveis.
A Samsung Motors foi criada em 1994 na Coréia do Sul e começou a vender seus modelos em 1998. Hoje a marca pertence ao grupo Renault (Renault Samsung Motors) e, entre os modelos disponíveis, está o SM3, também conhecido no Brasil como Renault Fluence. O sedã faz muito sucesso em países de Terceiro Mundo e emergentes, e não se pode negar suas qualidades e estilo.
O Fluence foi apresentado em 2009 e usa a plataforma C da Renault/Nissan. As negociações com a Renault começaram em dezembro de 1998 e, em setembro de 2000 os franceses compraram 70% da empresa coreana por US$ 512 milhões.
A Samsung Motors foi criada depois que o presidente da empresa, Kun Hee Lee, identificou que a indústria automobilística seria um caminho viável para os grandes conglomerados. Ele já dirigia a
Samsung Electrics e a Samsung Electronics. Mas o azar foi grande, e logo após criar a marca de automóveis, a Ásia entrou em profunda crise econômica.
Assim, a Samsung Motors foi colocada à venda, e a primeira interessada foi a também coreana Daewoo. Também derrotada pela crise, a Daewoo acabou sendo comprada pela GM. Outra coreana, a Hyundai Motors, também cogitou comprar a Samsung, mas divergências antigas entre seus executivos sepultou a idéia.
Desde 1999 a Renault Samsung Motors vende seus carros no Chile, com muito sucesso e boa aceitação dos consumidores. Começou naquele ano com o SQ5 (hoje SM5). É o único lugar onde os seus carros são vendidos como Samsung, e não rebatizados de Renault.
Os planos futuros indicam que a Renault vai deixar de usar nos Samsung suas plataformas, e adotar as da Nissan. O novo SM3 terá como base o Silphy, da Nissan. Os motores a gasolina continuarão sendo fornecidos pela Nissan, enquanto os diesel serão Renault
O nome Samsung será usado até 2020, por razões contratuais.