Você sabe quanto custa o Toyota GR Corolla nos Estados Unidos?
Aquele Toyota GR Corolla, que no Brasil custa cerca de meio milhão de reais, nos Estados Unidos é bem mais acessível. Lá sai por US$ 39.995, menos da metade do que custa aqui. Parte por conta dos impostos abusivos, parte por conta do chamado “lucro Brasil”. Mesmo assim, como um bom vinho, o Toyota GR Corolla fica melhor com o passar do tempo. A Toyota introduziu diversas atualizações para no GR Corolla 2025 , o terceiro ano do compacto hot hatch naquele mercado, e a grande novidade é a disponibilidade da transmissão automática como alternativa à atual caixa manual de seis velocidades.
por Marcos Cesar Silva
O câmbio automático não é um velho slushbox, convencional, no entanto. Em vez disso, é usada a nova “Transmissão Automática Direta”, de troca rápida, desenvolvida pela área de automobilismo Gazoo Racing da Toyota, aplicando anos de experiência em rali. Essa transmissão estreou no início deste ano no GR Yaris vendido em diversos mercados e, de acordo com a Toyota, ela proporciona tempos de pista mais rápidos do que o câmbio manual.
A transmissão automática de oito velocidades foi projetada para trocas mais rápidas, usando software para prever o comportamento de direção. Embora essa tecnologia não seja nova, o software da Toyota vai além das métricas padrão, como “força g” de desaceleração e velocidade, e integra o próprio estilo de aceleração e frenagem do motorista em sua lógica. Ao fazer isso, ele é capaz de antecipar quando uma mudança é necessária antes que uma alteração no comportamento de direção realmente ocorra. Há também paddle shifters para permitir o controle manual das mudanças de marcha.
A Toyota também faz mudanças no motor. Um 1.6 litros turbo de três cilindros em linha ainda é usado, e aciona todas as quatro rodas por meio de um sistema de tração integral ajustável pelo motorista, mas o torque máximo foi aumentado de 37,7 para 40,7 mkgf. A potência máxima permanece inalterada, em 300 cv.
A Toyota também ajustou a suspensão para otimizar a tração durante curvas fechadas . As principais mudanças incluem a adição de molas de retorno dianteiras e traseiras para reduzir a elevação da roda interna durante curvas fechadas, bem como molas traseiras revisadas e barras estabilizadoras para melhorar ainda mais o contato do pneu com o chão nas curvas. A Toyota também elevou o ponto de montagem do braço de arrasto, o que a montadora afirma reduzir o “mergulho” traseiro durante a aceleração e melhora a estabilidade nas curvas.
Outras mudanças incluem a frente revisada, que agora acomoda componentes de resfriamento disponíveis, como um sub-radiador (não disponível no modelo base), sem redução no desempenho aerodinâmico. Novos materiais de acabamento também aparecem nas superfícies planas internas.
O GR Corolla 2025 é oferecido nas versões Core e Premium, bem como uma nova versão Premium Plus. O Premium Plus substitui a antiga Circuit Edition e inclui o teto de carbono forjado, o ressalto do capô e o acabamento preto fosco para as rodas de 18 polegadas, de série no GR Corolla. Todos os modelos vêm calçados com pneus Michelin Pilot Sport 4 na medida 235/40-18 como padrão.
Os veículos devem chegar em breve às concessionárias americanas. O preço inicial do Corolla Core GR 2025 básico é de US$ 39.995, contra US$ 37.195 do ano modelo 2024. O modelo Premium tem preço a partir de US$ 42.575 e o novo modelo Premium Plus tem preço a partir de US$ 46.650. A nova transmissão automática está disponível em toda a linha e custa US$ 2.000. Por lá, cada compra inclui a assinatura de um ano da National Auto Sport Association (NASA), que oferece benefícios como descontos para eventos e admissão para um dia de direção de alto desempenho.