Você tem ideia de quantos carros circulam pelo planeta?

Compartilhe!

A agência de marketing digital “Hedges & Company”, colaboradora do Google, estima que cerca de 1,446 bilhões de veículos rodam no planeta. Isso mesmo, segundo cálculos de especialistas, existem quase mais de 1,5 bilhões de carros e caminhões castigando o mundo.

por Marcos Cesar Silva

Ver a imagem de origem

Os números publicados pela empresa, especializada no setor automotivo, baseiam-se em informações da associação europeia de fabricantes ACEA, em alguns dados da Organização Internacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (OICA) e em seus próprios cálculos. A empresa destaca que cerca de 21% desses veículos circulam nos Estados Unidos.

A própria empresa reconhece que não é fácil saber com absoluta precisão quantos carros existem ou circulam pelo mundo. Nem mesmo os dados para o Brasil são totalmente confiáveis. Segundo estudos, existem 29 milhões de veículos no Brasil, excluindo motos.

De acordo com dados da Hedges & Company, um terço de todos os carros de passeio circulando pela Terra estão na Ásia. Mais do que na América (em segundo lugar, graças ao peso da América do Norte no estudo) e na Europa, onde há, segundo a ACEA, 405,3 milhões de veículos em uso.

Os carros (incluindo caminhões, ônibus e vans) do mundo -as motocicletas são excluídas do estudo- somam 1,446 bilhões discriminado por regiões:

  • Ásia: 531 milhões de veículos.
  • Europa: 405,3 milhões (282 milhões na UE, mais 123 milhões em países que não são da UE).
  • América do Norte: 351 milhões.
  • América do Sul: 83 milhões.
  • Oriente Médio: 49 milhões.
  • África: 26 milhões.
  • Antártica: cerca de 50 veículos.

Os números desta empresa, embora imprecisos (não há registro preciso de veículos em muitos países do mundo), não parecem absurdos. Em seu último grande estudo sobre o tema, publicado com dados de 2015, a OICA estimou que havia 1,282 bilhões de veículos no mundo. Os números vieram em parte da empresa de análise de dados Wards Intelligence, que os atualizou em 2017: 1,32 bilhões de “carros e caminhões”.

Os últimos números de Wards (2020) ainda não estão em domínio público, então os dados mais recentes são os que circulam na Internet, que também cita o mesmo portal estatístico: no mundo existem 1,400 bilhões de veículos (dados de 2019).

A “Hedges & Company” também adiciona uma classificação per capita de veículos. A média na América é de 0,71 veículos por pessoa (0,9 nos Estados Unidos), enquanto na Europa a média cai para 0,52. Atrás estão a América do Sul (0,22), o Oriente Médio (0,18), a região Ásia-Pacífico (0,14), a África (0,05) e, de forma quase simbólica, a Antártica (0,05).

Acima de qualquer outro lugar do mundo, a República de San Marino registra 1,3 veículos por pessoa, mais do que Andorra. Segundo dados do governo andorrano, no final de 2021 havia 93.135 veículos no país, ou seja, 1,17 por cabeça.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español