Volkswagen atualiza o Up! europeu
O Up!, carrinho urbano da Volkswagen, vai receber ligeira atualização no mercado europeu, com foco na personalização, nos melhores revestimentos internos e no motor 1.0 mais econômico. Não se sabe quando estas mudanças chegarão ao modelo brasileiro.
Pode não parecer, mas o Up! já tem cinco anos de mercado na Europa, e por isso esta renovação é necessária,, mesmo que seja quase apenas de detalhes. Seja como for, a dianteira passa a estar mais alinhada com o estilo dos demais VW, tornando-se um carro mais atual e capaz de enfrentar a concorrência de modelos como o Hyundai i10, Smart ForFour e Fiat 500, entre outros concorrentes naquele mercado.
Como dissemos, a dianteira ganhou novo para-choque e faróis redesenhados. A grade também é nova, os espelhos foram redesenhados e incluem repetidores dos piscas e, atrás, as lanternas têm novo estilo e o para-choque também revistos. O resultado foi bom e o Up! fica bem diferente com estas alterações. Continua a ser oferecido lá com duas ou quatro portas, tendo a VW alterado os níveis de equipamento, alargando a oferta para sete versões, onde estão incluídos o CrossUp e o eUp elétrico.
Outra alteração está na maior capacidade de personalização que passam a incluir 13 cores diferentes para a carroceria, nove temas de adesivos exteriores, três cores de teto, 10 apliques diferentes para o painel e, nas versões mais equipadas, nova iluminação interior. Tudo isto sem mexer no estilo e acabamento do interior. A VW adicionou a possibilidade de ter volante multifunções e o sistema de climatização Pure Air Climatronic.
O Up! oferece conectividade por meio de Bluetooth ou USB e funções do computador de bordo ac essadas por aplicativo. Existe, igualmente, a opção do sistema de som Beats Audio com 300 watts, que surge na versão especial Up Beats.
Segundo modelo a receber por lá o motor 1.0 a gasolina com três cilindros turbo, o Up! passa a ter a oferta de dois motores de 1.0, sendo o outro aspirado. Tem 90 cv e torque de 16 mkgf a 1500 rpm. Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, este motor turbo do Up! permite acelerar de zero a 100 km/h em 10 segundos, com velocidade máxima de 184 km/h. Números que deixam o Up! 1.0 aspirado bem longe (13,2 s e 170 km/h), com seus 75 cv e dos 9,5 mkgf de torque. O novo motor melhora as emissões de CO2 para 102 gr/km com 22 km/litro de coinsumo.