Volkswagen cria a T6, sexta geração da Kombi
Enquanto no Brasil,a VW não foi além da segunda geração da Kombi, os fãs do modelo tem o que comemorar. A Volkswagen acabou de apresentar a Transporter T6, que é a sexta geração da nossa velha conhecida. O modelo -que estréia nova geração- estará disponível em quatro configurações diferentes para transporte de mercadorias e três versões para o transporte de passageiros.
Procurando seguir a trajetória histórica dos seus antepassados da série T -que estreou com a antológica Kombi- a nova Transporter T6 espera repetir o sucesso da linha, responsável por um volume de vendas superior a 12 milhões de unidades ao longo de 65 anos no mercado. Procurando se estabelecer como a opção mais avançadas em termos tecnológicos do seu segmento, a sexta geração da Transporter recebeu melhorias no conforto, segurança e eficiência, neste último aspecto beneficiada pelas novas motorizações que reduzem o consumo em 15%.
O comprimento do modelo poderá variar entre os 4,89 m e 5,29 m, dependendo da distância entre-eixos ser de 3 ou de 3,4 metros. A altura da VW T6, que na versão básica é de 1,97 m (menos 2 cm na versão Highline e menos 4 cm na BlueMotion), cresce para 2,18 m na versão de teto médio e para 2,47 m na Transporter de teto alto.
Estarão disponíveis para a Transporter duas motorizações a gasolina, de 150 e 204 cv, enquanto nos diesel a opção de escolha será entre as versões de 84, 102, 150 e 204 cv. Todos os motores atendem a norma Euro5 (em alguns casos já a Euro6), contam com o sistema start/stop e podem trabalhar em combinação com a transmissão manual ou a caixa de câmbio automática de dupla embreagem e sete velocidades. A tração será dianteira ou integral 4MOTION.
A flexibilidade do modelo é também comprovada pela variedade de versões existentes, podendo ser usada para o transporte de mercadoria entre o furgão (três lugares), a cabine dupla (seis lugares), Kombi (até nove lugares) e Plataforma. Para as versões de transporte de pessoas a opção será entre a Multivan (top de linha, conta com mais equipamento, materiais de maior qualidade para os acabamentos e possibilidade de mover as filas de bancos num trilho), a Caravelle (para serviços de transfer e funções similares) ou a California, esta última adaptada a uma utilização pessoal e com camas para duas pessoas.
Na área tecnológica merece referência a introdução do Cruise Control Adaptativo, frenagem de emergência em ambiente urbano, comutação automática da luz (a iluminação pode ser halógena ou por LEDs) e a câmara traseira e sensores de estacionamento para auxílio em manobras.
No interior existem diversas opções para a climatização e sistema de som e também uma boa lista de equipamentos opcionais. Outra novidade está no multimídia que, na opção com tela de 6,33’’, será o primeiro veículo comercial da marca a apresentar sensores de proximidade que facilitam a utilização do sistema.