Volkswagen: depois de 50 anos, Golf não é mais produzido na Europa
Em 6 de março de 2024, a Volkswagen comemorou muito na Alemanha o cinquentenário do Golf. Agora, 11 meses depois, as nuvens negras que estão sobre a indústria automotiva mundial -que não soube prever o avanço dos elétricos chineses- transformaram o riso em choro. Após cinco décadas de história e mais de 37 milhões de unidades vendidas, o icônico Volkswagen Golf não será mais produzido na Europa. A fábrica de Wolfsburg, onde este modelo nasceu em março de 1974, encerrará a produção do carro, que agora será feito no México .
da Redação

O Golf foi muito mais do que apenas um veículo para a marca alemã. Representou o início de uma nova era para a Volkswagen, que até então era conhecida pelo Fusca e sua combinação característica de motor arrefecido a ar, câmbio e tração traseiros. Com o lançamento do Golf, junto com modelos como Passat, Scirocco e Polo, a marca adotou motor arrefecido a água e tração dianteira, uma mudança que redefiniu sua identidade.
Desde que seu primeiro milhão de unidades foi produzido em 1976, o Golf se tornou sinônimo de mobilidade sem comprometer a tecnologia e a segurança. Foi pioneira na incorporação de inovações como o conversor catalítico controlado, sistemas de freios (ABS), airbags e o primeiro sistema de tração integral do seu segmento.
A chave para o sucesso do Golf sempre foi sua capacidade de evoluir sem perder a essência. Os desenhistas da VW conseguiram transferir o DNA da primeira geração para seus sucessores, mantendo o visual clássico que se tornou referência.
O Golf não foi um sucesso apenas em sua versão padrão. Variantes como o Golf Variant, Cabriolet e Sportsvan, bem como modelos elétricos como o e-Golf e as versões esportivas GTI, GTD, GTE e o potente Golf R, expandiram seu apelo. Foi também um dos primeiros carros a oferecer direção assistida por meio do sistema “Travel Assist” e da tecnologia “Car2X”, que alerta sobre perigos nas ruas.

Ao transferir a produção para o México, a Volkswagen busca otimizar custos e adaptar sua estratégia à demanda global e à sua nova expansão elétrica. Embora a fábrica de Wolfsburg feche um capítulo importante na história do Golf, o modelo continuará evoluindo com melhorias em eficiência, conforto e tecnologia.
O Volkswagen Golf está deixando a Europa, mas seu legado permanece intacto. Wolfsburg agora será o coração da eletrificação da marca. O Golf não foi o único Volkswagen a ir embora da Europa. Vale lembrar que o Polo também transferiu sua produção da fábrica de Navarra, na Espanha, para a unidade da África do Sul.