Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VW apresenta o Budd-e, mas pode chamar de “nova Kombi”

Compartilhe!

Ainda traumatizada pelos escândalos de emissões de poluentes em que se envolveu, a Volkswagen apresentou o Budd-e concept -que muitos tratam como a nova Kombi- no CES (Consumers Electronic Show), em Las Vegas, Estados Unidos. Trata-se de um monovolume de tração integral 100% elétricom espécie de nova Kombi, que poderá chegar às ruas em três anos. Parece um Kia Soul anabolizado, mas é um modelo importante para a Volkswagen.

c0be61920538f74121cceac331c53b0c_12_L

Conforme AUTO&TÉCNICA já havia antecipado, mis do que um conceito, o Budd-e é uma mostra de soluções tecnológicas futuras e apresenta a nova plataforma modular para modelos elétricos do Grupo VW. Esta nova base recebeu a designação Modular Electric Toolkit (MEB), e estreará em produção na próxima geração de modelos elétricos da marca (do Up ao Passat, incluindo o Golf).

O Budd-e concept conta com bateria com 101 kW/h de capacidade proporcionando autonomia em torno dos 600 km. As baterias recarregam 80% em 15 minutos, de acordo com a VW. A MEB permite reduzir o espaço normalmente ocupado pelos motores elétricos e baterias, deixando mais área livre no interior para os ocupantes. As baterias estão alojadas debaixo do piso do carro, e os motores elétricos em de cada um dos eixos. Na parte traseira do habitáculo há um banco de grandes dimensões em forma de um “L” e na frente o banco gira em até 180 graus.

A conectividade é outra das caraterísticas desta Budd-e concept, uma vez que consegue ligar-se a dispositivos domésticos ou no escritório. Na frente do motorista ficam três telas totalmente personalizáveis e que podem ser controladas por gestos, toques e comandos de voz, o que elimina quase na totalidade os botões.

Os comandos por gestos também podem ser utilizados pelo passageiro da frente. No interior, há câmaras que reconhecem quando os ocupantes dos lugares traseiros se levantam para sair, abrindo automaticamente as portas deslizantes laterais. Atrás, existe uma tampa elétrica, que pode ser aberto ao pisar uma luz laser projetada no piso.

A VW aproveitou o Budd-e concept para mostrar telas touchscreen mais avançadas e novas funções no sistema de multimídia, que apelidou de e-Golf Touch. Destaque para a tela de 9,3 polegadas ao centro, que funciona com a renovada plataforma MIB da VW. A interface é personalizável, permitindo o acesso ao telefone ou música. O conceito conta com a função de carregamento sem fios do celular, inclusive para os ocupantes dos lugares traseiros. A VW diz que as várias funções do e-Golf Touch já estão próximas da produção, sendo que estrearão em modelos no mercado ainda neste ano.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *