Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VW, BMW e Mercedes acusadas de fraude

Compartilhe!

Após anos de investigações, as autoridades que regulam a concorrência de mercado da União Europeia, estão prontas para acusar várias empresas alemãs de automóveis de cartel, depois de terem descoberto uma violação da lei anti-truste por parte da BMW, Mercedes e Grupo Volkswagen, estando em aberto multas pesadas. A notícia vem da imprensa daquele país.

por Marcos Cesar Silva

BMW, Daimler, and VW vow to fight in green transport revolution | Clean  Energy Wire

Segundo publicações, as acusações e valores das respectivas multas serão agora anunciados, variando conforme a gravidade da acusação. No caso destes três nomes do setor automotivo, esperam-se punições de milhões de dolares, uma vez que os fabricantes são acusados de terem combinado entre si -e com alguns fornecedores- uma forma de ludibriar a legislação, pondo no mercado veículos mais poluentes do que aquilo que os testes de homologação mostravam.

Apesar de a situação já se arrastar há alguns anos, em julho de 2018, “a partir de novas investigações realizadas pela comissão de concorrência da Europa”, surgiram indícios de que foram realizadas reuniões conjuntas entre os fabricantes de automóveis mencionados para utilizar sistemas menos eficientes de tratamento de gases de escapamento, tanto em motores a gasolina como a diesel, impedindo os motoristas de terem acesso a veículos mais “limpos”, apesar da tecnologia menos poluente estar disponível.

Diante desses fatos, em setembro daquele mesmo ano a Comissão Europeia iniciou uma investigação profunda para verificar se a BMW, Daimler e o Grupo VW (Volkswagen, Audi e Porsche), em violação dos regulamentos antitruste da União Europeia, tinham efetivamente feito esses acordos. “Se essa suspeita se confirmasse, os fabricantes teriam negado a opção dos consumidores de comprar carros mais ecológicos, mesmo que as tecnologias apropriadas estivessem disponíveis”, explicou fonte da Comissão.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español