Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VW cria marca para enfrentar o Uber: Moia

Compartilhe!

Moia é a 13ª marca do Grupo  Volkswagen. Será dedicada a serviços de mobilidade e poderá mesmo ter o seu próprio modelo elétrico.

volkswagen-moia

O Grupo Volkswagen apresentou a marca Moia. A nova marca pretende concorrer com a Uber na criação de novos serviços de mobilidade. De acordo com a imprensa europeia, o novo emblema poderá estar presente, inclusive, em um modelo elétrico de passageiros com nome próprio. A função principal desta marca será a de dinamizar os modelos elétricos e novos serviços do Grupo.

O chefão da nova marca, Ole Harms, disse que o objetivo é fazer da Moia um dos três principais “players” entre os serviços de mobilidade. No início, a marca irá focar em serviços shuttle/táxi, operando após chamado feito por meio de aplicativo para smartphone, ao estilo do que faz a Uber. Harms diz que os preços serão aproximados aos que são praticados pelo transporte público. Os primeiros modelos da Moia serão micro-ônibus VW Transporter, sendo que estes deverão ser substituídos depois por um modelo totalmente elétrico com seis ou oito lugares, construido com base na nova plataforma MEB. Um concept desse carro será mostrado em 2017, segundo o responsável da Moia, e o projeto será dirigido pela divisão de comerciais da VW.

Este novo modelo terá um modo de condução autônoma e, em fase posterior, está prevista a aposta em carros sem motorista. Os primeiros protótipos autônomos deverão circular a partir de 2019. Harms espera que, em 2021, já existam algumas cidades no mundo com frotas autônomas. Sediada em Berlim, Alemanha, a Moia tem hoje 50 funcionários, sendo que espera aumentar o número de colaboradores para 200 pessoas até ao final de 2017.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español