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VW GOL: A HISTÓRIA

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Na história da indústria automobilística brasileira, nenhum carro vendeu tanto quanto o Volkswagen Gol. Lançado em maio de 1980, com a missão substituir o Fusca, o Gol logo conquistou seu espaço no mercado, sendo um produto totalmente desenvolvido no País, a pesar de seu desenho lembrar o do VW Scirocco da época. Com mais de 6 milhões de unidades comercializadas, há 25 anos ele é o carro mais vendido no País, e já teve mais de 1 milhão de unidades exportadas.

Os números confirmam seu sucesso. O Gol fechou o 1º semestre de 2012 na liderança do mercado brasileiro, com 126.560 unidades comercializadas no período, 8.244 à frente do segundo colocado. Antes do Gol, outro modelo Volkswagen ocupava o posto de liderança de vendas no País: o Fusca, primeiro carro produzido pela marca no Brasil, que foi líder por 24 anos consecutivos, entre 1959 e 1982.

Entre todos os veículos produzidos pelo Grupo Volkswagen em todo o mundo, -mais de 150- o Gol está entre os cinco modelos mais vendidos, um feito para um produto focado primariamente no mercado nacional. O ranking da marca inclui modelos como Passat, Golf, Jetta e Polo.

O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. Tudo isso com capacidade para levar até cinco pessoas e bagagem com conforto razoável e um visual mais moderno que o do Fusca. Para completar, um nome com ligação emocional num País onde a paixão pelo futebol é grande

O primeiro Gol não tinha desempenho bom, pois usava motor de Fusca 1300, arrefecido a ar, com 47 cve câmbio com quatro marchas. Suas linhas eram inspiradas nas do Scirocco, modelo que era vendido na Europa e Estados Unidos. Com carroceria tipo hatch, o primeiro Gol era oferecido nas versões S e L, ambas duas portas. Entre os anos 1970 e o final da década de 1990, com raras exceções, carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro. “As crianças podem cair do carro”, diziam os motoristas.

Já em 1981 o Gol ganhou motor 1.6 de 67 cv, também a ar, herdado do Fusca e Brasilia. A primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, arrefecido a agua, 1.5 e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1.6 e o primeiro Gol GT, com 1.8.

Em suas cinco primeiras gerações, o Gol passou por contínua evolução. O Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica, com sistema analógico que teve que ser desenvolvido no País, já que na época a importação de equipamentos digitais, disponíveis no Exterior, era proibida. A injeção eletrônica multiponto, já com sistema digital, passou a ser oferecida em 1997.

Em 2003, o Gol Total Flex foi o primeiro automóvel capaz de rodar com gasolina, álcool ou qualquer mistura dos dois combustíveis, abrindo a era dos motores bicombustíveis que hoje dominam o mercado brasileiro. Outro marco da história do Gol foi a introdução dos motores 1.0 com 16 válvulas e 1.0 turbo 16 v.

Acompanhando uma nova tendência de mercado, o carro também passou a ser oferecido com o câmbio automatizado I-Motion e, com foco na mobilidade sustentável, a Volkswagen lançou em 2010 o Gol Ecomotion, equipado com relação de diferencial alongada, pneus com menor resistência à rolagem e indicador de consumo instantâneo no painel de instrumentos.

 “Família Gol”

 O Gol foi o segundo veículo da Volkswagen do Brasil criado para dar origem a uma “familia” de veículos; antes dele existoiu o trio VW 1600 quatro portas/Variant/TL. Dele derivaram o sedã Voyage, a station wagon Parati e a pickup Saveiro.

Lançado em 1981 em duas versões, ambas com duas portas, já com motor 1.5 “a agua”, sedã Voyage também foi bem acolhido no mercado brasileiro. A versão inicial do Voyage deixou de ser fabricada em 1996, tendo vendido mais de 700 mil unidades. O sedã voltou ao mercado 1w2 anos depois, em 2008, com plataforma e motor transversal. Desenvolvido simultaneamente com o Gol G5, ste novo Voyage chegou com quatro portas e linhas mais atuais, em versões com motores 1.0 ou 1.6.

A pickup Saveiro, lançada em 1982, é outro membro de sucesso da linha Gol. Chegou em duas versões, S e LS, com motor 1.6 “a ar”, a álcool ou gasolina, e câmbio de quatro velocidades. Entre 1989 e 1991, a Saveiro teve uma versão a diesel que, embora custasse mais caro, foi bem recebida. A opção foi abandonada devido à mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel para veículos de maior porte.

Totalmente nova, baseada no Gol G5, a atual geração da Saveiro chegou em 2009, equipada com o motor EA-111 1.6 VHT transversal e transmissão MQ200. Um importante detalhe do novo modelo foi a adoção de um novo eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais. As caixas de rodas traseiras, mais estreitas, permitiram a ampliação da caçamba. Com desenho totalmente novo, a Saveiro foi lançada oferecendo também a opção de cabine estendida. Em fevereiro de 2010, a Volkswagen lançou a versão aventureira da pickup, a Saveiro Cross.

 G II: o Gol “Bolinha”

 A primeira grande transformação do Gol aconteceu em 1994, com o lançamento da segunda geração do modelo, desenvolvida a partir de uma pesquisa que apontou o que deveria ser aperfeiçoado na opinião dos proprietários do carro. O desenho arredondado e o logo motivaram o apelido de Gol “Bolinha”.

O Gol Geração II ganhou mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído, Em 1998 surge a versão quatro portas, resposta à nova tendência do mercado brasileiro, já influenciado pelos modelos chegados ao País desde o início da década com a abertura das importações de veículos.

 Geração III

 Lançada em maio de 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, mais esportivas. A nova linha também introduziu novos padrões de qualidade na fabricação do carro, além de novos tecidos e materiais de revestimento interno. O Gol Geração III foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer cinco anos de garantia contra a corrosão.

 Em 2001, o Gol superou o Fusca como carro mais vendido no Brasil. Outro fato marcante da terceira geração do Gol foi a introdução do motor 1.6 Total Flex, em março de 2003, tornando o carro precursor da tecnologia bicombustível. Outra novidade do Geração III foram os módulos opcionais de personalização, permitindo maior flexibilidade na aquisição de componentes adicionais. Em 2003, o Gol atingiu o marco de quatro milhões de unidades produzidas.

 Gol G4

 A quarta geração do Gol chegou no mês de agosto de 2005. O carro mais vendido ganhou desenho com linhas mais limpas e arredondadas, reforçando a robustez e esportividade. A nova traseira do Gol G4 também contribuiu, com a adoção de elementos circulares nas lanternas e de um novo aerofólio, integrado à tampa do porta-malas. O pára-choque integrado à carroceria contribuiu para dar impressão de maior porte, além de melhorar a visibilidade. Na dianteira, o novo desenhoign destacava o elemento em “V”, alinhando o carro com a identidade mundial da marca Volkswagen.

 Gol G5

 Uma total renovação marcou a introdução da quinta geração do Gol. Aguardado pelo mercado com imensa expectativa, o carro ganhou nova plataforma, com motor e câmbio posicionados transversalmente, maior largura e maior altura. A nova arquitetura permitiu encurtar a carroceria e, simultaneamente, aumentar o conforto interno. Uma nova suspensão e sistema de direção, inspirados no Polo, deu ao carro mais estabilidade e boa dirigibilidade.

 Um ano depois, o Gol G5 passou a oferecer, como opcional, a nova transmissão automatizada I-Motion. Com custo muito inferior ao dos câmbios automáticos convencionais, o sistema automatizado proporciona quase o mesmo conforto das trocas de marchas automáticas, sem prejuízo no desempenho e consumo de combustível.

 Em 2010, uma grande festa realizada em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, marcou os 30 anos do Gol, com a presença de dezenas de milhares de pessoas, em grande parte proprietários do carro e suas famílias. Na ocasião, pela primeira vez um Gol recebeu placas pretas, privativas de veículos históricos com mais de 30 anos, em perfeitas condições originais. No evento foi apresentado o protótipo da versão Vintage, que seria produzida no início de 2011 numa limitada série especial com apenas 30 unidades.

 Séries Especiais

 A história de sucesso do Gol é pontuada por várias séries especiais, criadas para assinalar momentos históricos importantes ou testar inovações junto aos consumidores. O primeiro Gol diferenciado foi o Copa, lançado em 1982, como referencia à Copa da Espanha. O logo “COPA” aplicado ao vidro traseiro foi usado no Gol GT, pouco depois.

 Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, que teve 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, a Volkswagen lançou o Gol Atlanta, homenageando a cidade sede dos Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.

 Outra série bem-sucedida foi a Fun, lançada em maio de 2001, que conquistou o público jovem tendo como destaque exclusivo a moldura dos faróis duplos pintada na cor do veículo. Depois vieram as séries Gol Highway I e II, lançadas respectivamente em 2001 e 2003, equipadas com motor 16 válvulas, e a série Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e estilo off-road, relançado em 2007. Outra série acabou incorporada à linha permanente: o Gol Power, lançado em 2001.

 O lançamento de séries especiais prosseguiu em 2006, com um novo Gol Copa, destra vez por causa da Copa da Alemanha, e o Gol Tech, com produção limitada vendida apenas no estado de São Paulo. Em 2010, a Volkswagen assinalou o patrocínio da seleção brasileira na copa realizada na África do Sul com o Gol Seleção.

 O ano de 2011 começou inspirado na música, com o lançamento da edição Vintage, com 30 exemplares, e o Gol Rock in Rio, celebrando o evento internacional acontecido no Rio de Janeiro. Duas séries especiais a mais também foram lançadas: o Gol Black e o Gol 25 Anos, este último para comemorar os 25 anos de liderança de vendas do modelo no mercado brasileiro.

Curiosidades sobre o Gol

– A primeira exportação do Gol foi no ano de seu lançamento, 1980, com 48 unidades vendidas para o Paraguai e uma para a Nigéria.

– No Paraguai, o Gol foi líder de vendas durante oito anos consecutivos, de 1995 a 2002. Em 2009, o Paraguai começou a receber o Gol TotalFlex e até hoje é o único país que importa o modelo.

– O Gol a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).

– Em 2003, no ano do lançamento do motor Total Flex, o Gol bateu o recorde da FIA na categoria Endurance Internacional quando, utilizando três Gol Power com motorização 1.6 Flex rodou sucessivamente 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros parando apenas para abastecimento, troca de pilotos e troca de óleo.

– Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular no país.

– Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2004 e 2005, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.

– Quando foi exportado para Egito, Rússia, Azerbaijão, Turcomenistão e Ucrânia, o modelo foi batizado como Pointer.

– No México, o automóvel também chegou a ser comercializado como Pointer, mas atualmente mantém o nome Gol.

– China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD (Completely Knoked Down) a partir de peças exportadas do Brasil.

– Em abril de 2010, durante o evento Gol Fest (celebração dos 30 anos do modelo) a Volkswagen quebrou o recorde de Mosaico formado com veículos quando reuniu 460 Gols nas cores vermelho, branco e preto.

 

O Gol, Ano a Ano

 

1980- Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 arrefecido a ar (gasolina ou álcool).

1981 – Novo motor 1.6 arrefecido a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.

1982 – Lançamento da Série Copa. Comemoração da produção de 100.000 unidades do Gol no País

1983 – Produção de 200.000 unidades do Gol no Brasil

1984 – Lançamento do motor 1.6 arrefecido a água e do motor 1.8 S.

1985 – Lançamento da série especial Plus.

1986 – O motor 1.6 “biela longa” passou a ser usado em algumas versões.

1987 – Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.

1989 – Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.

1990 – Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.

 1991 – Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, para-lamas e para-brisa laminados para todas as versões.

1992 – Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800. Comemoração da produção de 900.000 unidades do Gol no Brasil.

1993 – Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv. Maior volume anual de produção conquistado por um veículo em toda a história da indústria automobilística nacional, com 184.510 unidades. Comemoração do marco de 1 milhão de Gols produzidos no Brasil.

 1994 – Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI. Com a marca de 229.798 de unidades comercializadas no ano, o Gol supera o recorde de vendas do Fusca, estabelecido em 1962, um total de 223.000.

 1995 – Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones. Um Gol GTI branco Nakar simbolizou a unidade nº 1.500.000 do Gol. Marco comemorado na Fábrica de Taubaté.

 1996 – Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 carburado. Lançamento da série especial Atlanta.

 1997 – Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.

 1998 – Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.

 1999 – Lançamento da Geração III, com novo design. A Volkswagen do Brasil comemora a marca de 3 milhões de Gol produzidos, volume alcançado apenas pelo Fusca.

 2000 – Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (primeiro 1.0 turbo do Brasil).

 2001 – O Gol torna-se o modelo mais vendido na história da indústria automobilística nacional, com 3.161.260 unidades, superando a marca do Fusca, que detinha o recorde até então, com 3.037.190. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional e a produção de 3.300.000 unidades do modelo no País. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.

 2002 – Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo. Obtém a marca de 3.500.000 veículos produzidos, superando o recorde da indústria automobilística brasileira que pertencia ao Fusca.

 2003 – Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de 5 mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III 2 portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de 4 milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.

 2004 – Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gols exportados para 50 países.

 2005 – Lançamento do Gol City Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.

 2006 – Lançamento do Gol G4, a quarta geração.

 2007 – Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando 5 milhões de unidades produzidas.

 2008 – Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Gol G5, com nova plataforma e motor transversal.

 2009 – Lançamento da versão I-Motion, com câmbio automatizado.

 2010 – Lançamento do Gol G4 Ecomotion, com modificações para aperfeiçoar a eficiência energética, reduzindo o consumo. Lançamento do Gol Seleção, para comemorar a participação brasileira na copa da África do Sul e volta do Gol Rallye, com suspensão elevada e motor 1.6 VHT.

 2011 – Séries especiais Vintage (30 exemplares), Rock in Rio e Black.

2012 – Comemoração dos 25 anos de liderança no mercado nacional com o lançamento da edição especial “25 anos”. Lançamento do Novo Gol.


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