Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VW MUDA SEU LOGO, MAS IGNORA A HISTÓRIA

Compartilhe!

O atualizado logo da VW apresenta visual mais moderno.
O atualizado logo da VW apresenta visual mais moderno.

A Volkswagen acaba de fazer nova atualização do desenho de seu logotipo, que será utilizado mundialmente em todas as comunicações da empresa. O processo de implementação da nova marca deve ser concluído até abril deste ano. O novo logotipo global da marca chega no momento em que a Volkswagen do Brasil comemora 60 anos (a empresa completará seis décadas no País no dia 23 de março de 2013).

Desenvolvida pela equipe de Corporate Design da Volkswagen, na Alemanha -país onde está localizada a sede da empresa- a nova logomarca tem como principais destaques os traços hiper-realistas, firmes e bem definidos, que realçam ainda mais a tridimensionalidade, em relação ao logo anterior, além do efeito cromado. O resultado é um logotipo com aspecto ainda mais atual. Cabe ao logotipo transmitir os valores da Volkswagen de modo simbólico, revelando a força da marca, que é reconhecida imediatamente por meio do desenho do VW.

Ao longo da história da Volkswagen, seu logotipo recebeu diversas atualizações, contando inclusive com variação de cores. Todas as versões, no entanto, têm algo em comum: as letras “V” e “W” dentro de um círculo, revelando que o perfil da marca traz uma síntese bem sucedida entre tradição e inovação. No material de divulgação, a Volkswagen omitiu parte da história de sua marca, pois o primeiro logo da empresa incluía uma cruz suástica estilizada, o símbolo do nazismo, onde o Fusca e a marca se originaram.

A origem do logo Volkswagen remete aos primórdios da Volkswagenwerk, cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada no dia 26 de maio de 1938, concretizando o sonho do “carro popular” de Adolf Hitler. Volkswagen, em alemao, significa “carro do povo”. Em abril do mesmo ano, o logo VW foi registrado dentro de uma suástica, na cor preta, marca criada pelo técnico de motores Franz Xaver Reimspiess, da Porsche; em 1939 passou a ser adotado o VW dentro de uma roda dentada. No ano de 1945, com o final da guerra, o logotipo da Volkswagen passou a conter apenas as letras “V” e “W” dentro de um círculo. O destaque é para a variação de cores, misturando, inclusive, o vermelho e o branco. Em outubro de 1948, o logotipo da VW, semelhante ao que é conhecido hoje, foi registrado no Departamento Alemão de Patentes, em Munique.

vw-logo-study
Os principais logotipos usados pela Volkswagen, incluindo o emblema com a suástica anterior a 1939.

A variação de cores do logo Volkswagen continuou nas atualizações seguintes. Durante os anos 1950, o logo foi impresso principalmente em preto e branco. Até o fim da década de 1960, a cor azul foi usada mais frequentemente, mas ainda era possível notar alterações de cores, como preto em fundo branco ou branco sobre fundos azul ou preto. Foi na década de 1980, que a cor azul se consolidou no logo da marca Volkswagen.

Em 1996, o tom do logotipo foi alterado para azul escuro. A partir de 1999, o logo da Volkswagen recebeu uma adaptação tridimensional, reforçando ainda mais a percepção de inovação da marca. Em 2013, com a nova logomarca, essa tridimensionalidade fica ainda mais realçada.


Compartilhe!

Um comentário em “VW MUDA SEU LOGO, MAS IGNORA A HISTÓRIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *