Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

VW SAVEIRO MUDA PARA FICAR IGUAL AO GOL

Compartilhe!

 Nova Saveiro Cross (3) (640x383)

A pickup Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de desenho da marca. Ao mesmo tempo, a Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento. O pickup mudou, para ficar com a mesma frente do Gol.

Malagrine

As mudanças visuais mais importantes concentram-se na dianteira, com novo pára-choque exclusivo –diferente do usado no Gol- reforçando a imagem de robustez do veículo. Também são novos o capô, os pára-lamas dianteiros e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos. Além disso, a Saveiro traz a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Gol, no Voyage, Fox e CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.

Malagrine

A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida. Os preços são de R$ 33.490 (cabine simples), R$ 36.610 (cabine estendida), R$ 43.390 (Trooper) e R$ 48.990 (Cross). A pickup usa o mesmo motor do Gol e Voyage, o EA-111 1.6 VHT, Total Flex, de 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina. A transmissão é manual -MQ200- com cinco marchas.

Malagrine

O lançamento da Saveiro é acompanhado por uma reformulação nos “pacotes” de equipamentos opcionais oferecidos. Os itens foram reagrupados, reduzindo o número de combinações, tornando mais fácil a escolha pelo cliente.

DESENHO

Na versão de entrada, tanto cabine simples como estendida, a Saveiro traz, além das mudanças no pára-choques, capô e pára-lamas, novos faróis com moldura escurecida. As coberturas das caixas de rodas dianteiras foram alteradas e são de em plástico preto fosco texturizado. O novo pára-choque dianteiro é em preto corrugado, combinando com as novas grades do radiador e grades inferiores. Os limpadores do pára-brisa agora são do tipo “aerowischer”.

Nova Saveiro Cross (5) (640x384)

Os compradores que optarem pela Saveiro com o “pacote” Trend irão contar com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida. Nessa opção, o conjunto do pára-choque dianteiro tem a mesma cor da carroceria, enquanto a grade do radiador é pintada de preto brilhante com friso cromado.

Nova Saveiro Cross (4) (640x418)

O conjunto formado pelos espelhos retrovisores externos, maçanetas das portas e frisos laterais também são na cor da carroceria. As rodas aro 14 têm novas calotas pintadas, e a versão é acompanhada pelos racks de teto e novo logotipo na tampa traseira.

Malagrine

A versão Trooper, mais esportiva, também tem o pára-choque dianteiro na cor da carroceria, com pintura em preto na parte inferior. Os retrovisores, maçanetas e frisos laterais são na cor original do plástico e a roda aro 15 tem novo desenho. Novas faixas realçam as laterais e a tampa traseira e as lanternas são escurecidas.

POR DENTRO

Por dentro, a versão de entrada da Nova Saveiro vem com diversas novidades, começando pelo novo instrumento combinado que inclui conta-giros, com indicadores de temperatura e nível de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado são em prata fosco, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e aro inferior da manopla do câmbio.

Malagrine

Em sua linha 2014, a Saveiro chega como a primeira pickup compacta a contar com tecidos dos bancos e das laterais das portas que utilizam tecidos com fios de PET reciclado em sua composição. Além de terem novo padrão de estilo, há um modelo de acabamento desenvolvido especificamente para cada de versão.

Malagrine

A Saveiro traz de série na versão de entrada vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica. O conjunto Trend acrescenta o revestimento dos bancos e cobertura lateral na base dos bancos. O revestimento das portas também usa tecido com fios reciclados. Os difusores de ar vêm com aros e botão central em “Hot-Stamping Chrome”, também usado na nova moldura central, pintada em cinza.

Malagrine

Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto. Os novos revestimenmtos dos bancos usam tecido com fios reciclados e faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido de fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético. Na verdaee. A boa e velha napa. Ou é couro ou não é…

Malagrine

A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS. O motorista também conta com as informações fornecidas pelo I-System, de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio –como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando– o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia).

Malagrine

Além disso, o I-System da Saveiro permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

Malagrine

Quando equipada com espelhos retrovisores elétricos, a Saveiro ganha a função “tilt down”, inédito entre as pickups compactas vendidas no mercado brasileiro, onder o do lado direito baixa ao ser engatada a ré, e retorna exatamente à posição que estava antes ao ser desengatada. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando a visão do meio-fio.

SAVEIRO CROSS

A Cross é a top de linha da Saveiro, versão aventureira da pickup. E teve o desenho alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo, caracterizada pela impressão de robustez e agilidade e elegância, alcançada pelo equilíbrio dos elementos visuais que deixam clara sua disposição para o off-road light.

As mudanças visuais na Saveiro Cross começam na parte dianteira, que ganhou novo pára-choque, exclusivo da versão, com aplique central, grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados. A grade do radiador, tipo colmeia, tem friso cromado, é nova e pintada em preto brilhante, trazendo o logotipo “CROSS”.

Malagrine

Assim como na Cross anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida. Nas laterais, as molduras pretas das caixas das rodas, dianteiras e traseiras ganharam acabamento texturizado. O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à soleira, ambos em preto. Já os retrovisores externos ganharam pintura cinza e luz indicadora de mudança de direção incorporada. As rodas de liga leve de 15 polegadas são modelo Atacama 4, com acabamento diamantado.

Malagrine

Na traseira, a Saveiro Cross traz nova faixa, na tampa da caçamba, e tem de série cobertura por capota marítima. O “santantônio”, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos da Cross.

MAIS LUXO

O acabamento interno da Saveiro Cross foi escurecido, na tonalidade Cinza Antracite. O interruptor rotativo dos faróis e lanterna tem detalhes em cromo e os tecidos de forração dos bancos também utilizam fios reciclados. A faixa central dos assentos exibe o logotipo CROSS em baixo relevo e, nas laterais externas é possível transportar pequenos objetos, em uma rede elástica. Opcionalmente, os bancos podem ter cobertura em couro sintético –de novo ele!- com o logo Cross bordado.

O revestimento das portas utiliza novo tecido, também fruto da tecnologia de fios reciclados, e as soleiras internas tem faixas de alumínio escovado com a inscrição “Cross”. O alumínio escovado também está na pedaleira; a parede traseira da cabine da Saveiro Cross conta com uma rede porta-objetos de série.

Malagrine

Outros diferenciais importantes da Saveiro, em todos os modelos- estão no sistema de suspensão, especialmente adequado às suas características. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, possui sistema de isolamento idên­tico ao do Golf, e seu conceito de desenvolvimento é o mesmo do novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e bom nível de conforto.

Completamente diferente do encontrado no Gol e Voyage, o eixo traseiro tem construção inter­dependente, com braços longitudinais, criando comportamento subesterçante. Essa configuração permitiu a ampliação do vol­ume disponível na caçamba. As molas traseiras possuem curvas de carga superprogres­sivas, adequadas –assim como os amortecedores- às condições irregulares das vias brasileiras.

HISTÓRIA

A trajetória da Saveiro começou em julho de 1982, quando o modelo chegou ao mercado, com motor “a ar”.. Ao longo de todos os seus 30 anos de existência, a pickup compacta passou por processo permanente de aperfeiçoamento, abrangendo desde atualizações no desenho e projeto, como alterações internas na cabine, visando maior conforto dos ocupantes. Sem contar mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.

Sketch Nova Saveiro Cross (640x350)

Derivada do Gol –o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos– a primeira versão da Saveiro era equipada com o velho conhecido motor arrefecido a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento a água, também com 1600, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.

Em 1994, a Saveiro recebeu direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL. Em 1997, toda a linha passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags e a disponibilidade de ar condicionado para todas as versões.

Totalmente renovada em 2009, a Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Saveiro trouxe como novidade em seu lançamento a cabine estendida, que oferece espaço interno extra atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou pequenos volumes.

Atualmente a pickup compacta é o quarto veículo mais vendido pela Volkswagen do Brasil e o comercial leve mais vendido pela Volkswagen no Brasil.

Malagrine

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español