Carros

VW TOUAREG R-LINE CUSTA R$ 360 MIL

Compartilhe!

A Volkswagen do Brasil ampliou a linha de opções da SUV Touareg -“irmã” do Porsche Cayenne- que agora ostenta a “grife” esportiva R-Line, disponível para a versão com motor 4.2V8. Assim a Touareg R-Line chega às concessionárias em como parte da linha 2013 de veículos importados da marca, e é o segundo modelo a contar com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R (divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos), a ser comercializado no Brasil. O Passat CC R-Line foi o primeiro, em fevereiro de 2011.

O Touareg R-Line desembarca no Brasil pouco mais de um ano depois do lançamento da segunda geração do SUV por aqui, quando o modelo passou a contar com as novidades de design da marca.

Comum a todos os novos modelos Volkswagen, o estilo dos novos VW se caracteriza pela horizontalidade na estrutura e orientação das linhas. Os elementos-chave são o acabamento preto brilhante da grade, com faixas cromadas; os faróis integrados a essas linhas; o pára-choque pintado na cor da carroceria, e a entrada de ar em forma de “U”, emoldurada por um friso cromado.

No caso do Touareg R-Line, os faróis bi-xenônio tem nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e leds, tudo de série. Dois conjuntos, de 15 leds cada um, são agrupados em torno dos faróis principais.

DESENHO ESPORTIVO

Assim como no Passat CC, os componentes do desenho R-Line completam as linhas esportivas do Touareg. A parte frontal do SUV tem novo spoiler, também projetado especialmente para o R-Line. O toque esportivo também domina as laterais do Touareg, com as saias na cor da carroceria, apliques cromados nas portas e os logotipos R-Line nos para-lamas dianteiros. O visual é complementado pelas enormes rodas de liga-leve “Mallory”, aro 20 com pneus 275/45.

Por dentro, o logotipo R-Line aparece nas soleiras das portas (de aço inoxidável), nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros e na base do volante, que é multifuncional, com formato esportivo, revestido de couro e com aquecimento. O conjunto recebe ainda pedaleira de aço inoxidável e alavanca de câmbio com acabamento de couro e detalhes de alumínio.

A novidade traz ainda assentos esportivos dianteiros climatizados, com 12 ajustes elétricos e  acabamento de couro com dois tons, cinza e preto. O banco do motorista oferece três posições de memória. Também é de série o banco traseiro com ajuste longitudinal de 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado por meio de uma tecla e, facilmente, rebatido para ampliar a capacidade do compartimento de carga de 520 litros (posição normal) para 1.642 litros.

Na traseira, o destaque é o difusor, com pintura texturizada em preto fosco, junto com as ponteiras de escapamento ovaladas, integradas ao pára-choque exclusivo. O visual é completado por um generoso spoiler.

TECNOLOGIA

A Touareg é um dos veículos mais avançados do mundo em seu segmento. A segunda geração, que estreou no Brasil em junho do ano passado, reviu e atualizou o conceito de utilitário esportivo de alto padrão, com novas linhas, mais esportivas e elegantes, estrutura mais robusta e mais leve, e um bom conjunto de sistemas de segurança de última geração.

O Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor 4.2V8 FSI de 360 cv, com transmissão automática de oito marchas Tiptronic. Uma das mais avançadas disponíveis no mundo, a transmissão do Touareg é compacta, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo também trocas manuais. A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível.

A velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,5 segundos, marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.

Outro destaque é o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O conjunto mecânico permite que o Touareg R-Line enfrente aclives de até 31 graus.

O Touareg R-Line tem suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar garante conforto muito bom em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, permite comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as características off-road do Touareg, mantendo o nível de conforto.

SEGURANÇA

No Touareg R-Line, o “Area View” também é equipamento de série. Essa tecnologia permite uma visão de 360 graus em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo, recurso muito útil para manobras. A R-Line também tem sistema de som premium “Dynaudio Confidence” de alta qualidade, com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620W.

O sistema de som e navegação RNS 850 dispõe de DVD player, comando de voz  e uma tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D e as informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha junto com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade. Exatos 18 GB do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPOD.

Outra tecnologia de série do Touareg R-Line é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Entre os opcionais disponíveis destaca-se o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.

Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a frenagem, aproximando as pinças e pastilhas dos discos de freio.

Além dos sistemas de auxílio frontal, o Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.

Para auxiliar no estacionamento, o Touareg R-Line conta com o Rear Assist, dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela de LCD do rádio, juntamente com linhas guias mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante.

A R-Line acrescenta esportividade à Touareg, com seus pára-choques exclusivos e mais agressivos, spoilers e rodas de liga leve enormes de 20 polegadas. A diferença para a Touareg V8 é de R$ 25.700 (custa R$ 308 mil). Esqueça usar a Touareg na terra, pois ela foi feita para o asfalto, evidenciado pelas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus de perfil baixo (275/45).

O único senão da Touareg R-Line é o preço muito alto: R$ 333.700. Com o ACC e o Side Assist (opcionais), pintura perolizada e teto solar panorâmico, vai passar dos R$ 360 mil. Por isso você não vai ver mutas Touareg R-Linbe nas ruas. No Brasil, vai funcionar mais como instrumento de marketing. E vai se dar bem, em especial pelo desempenho e pelo mostruário de tecnologia que carrega.

 

Preço inicial: R$ 333.700 – Preço completo: R$ 360.590

Opcionais: ACC (Adaptative Cruise Control), R$ 12.160

Side Assist, R$ 3.385

Teto solar panorâmico, R$ 8.995

Pintura metálica, R$ 1.635

Pintura perolizada,  R$ 2.350

 


Compartilhe!
1714061365