Nova VW Amarok começa a dar as caras
No mês passado, a Ford mostrou a versão global da sua picape Ranger redesenhado, que estará à venda nos Estados Unidos no próximo ano como modelo 2023, e em seguida chegará ao Brasil. A nova Ranger e sua plataforma atualizada também serão a base para uma nova picape Volkswagen Amarok, com lançamento marcado para 2022.
por Marcos Cesar Silva
Já foram vistos em outros continentes protótipos da Amarok, e agora a Volkswagen VW divulgou alguns desenhos reveladores, sugerindo que a estreia do modelo está se aproximando.
Os “teasers” sugerem que o novo Amarok não será uma simples Ranger com emblema VW, e ao que parece, de comum visualmente apenas as portas das duas picapes médias. Os desenhos dos pára-lamas, faróis e da grade são nitidamente exclusivos de ambos modelos, conforme está evidenciado pelos “teasers”.
Os interiores também serão diferentes em cada modelo, embora pareça que a nova Amarok terá uma tela de multimídia vertical, como o da nova Ranger.
Os conjuntos motor/câmbio devem ser compartilhados entre as duas picapes. Isso significa opções de motores de quatro cilindros em linha e V6 com turbocompressor, incluindo motores diesel pata alguns mercados. Espere um câmbio manual de 6 ou 7 velocidades como padrão e um automático de 10 velocidades para versões mais caras.
A Ford vai produzir a Amarok para a VW em uma fábrica na África do Sul, com a picape até agora confirmada apenas para os mercados sul-americano (continuará sendo feita na Argentina), europeu e africano, embora tanto a Ford quanto a VW tenham deixado a porta aberta para a possibilidade de sua venda nos Estados Unidos. Isso significa que a Amarok precisaria ser construída nos Estados Unidos para evitar o imposto de 25% sobre picapes e caminhões importados por lá, o que é um resultado possível considerando que a nova Ranger será feita na mesma fábrica em Michigan onde o Ranger atual é produzido. Por isso, faz todo sentido que a nova Amarok também seja fabricada lá, caso a VW considere vende-la naquele mercado.
Em troca do desenvolvimento e fabricação da Amarok, a Ford no início deste ano já lançou em alguns mercados a pequena van Tourneo, baseada no mais recente VW Caddy. O Grupo VW também licenciou para a Ford a plataforma modular de veículos elétricos MEB. A Ford usará a plataforma para um ou mais carros elétricos que serão vendidos na Europa, o primeiro dos quais um SUV compacto que será lançado em 2023.