WTCC: O CITROËN DE SEBASTIEN LOEB
Acabou o mistério. Depois de confirmar a sua presença no WTCC a partir do próximo ano e de ter anunciado o nome de Sebastien Loeb como piloto, a Citroën mostrou o carro com que o campeão do mundo de ralis vai usar no Mundial de Turismos: o C-Elysée WTCC.
A sedã médio francês foi o escolhido para defender a marca no WTCC a partir de 2014. Uma aposta natural, que atende ao interesse da Citroën de fortalecer a sua imagem em mercados como o da China ou América do Sul. Além disso, o C-Elysée apresenta algumas vantagens em termos aerodinâmicos quando comparado à outra opção antes cogitada, o Citroën C4. Bom lembrar que o C-Elisée é uma versão do C4.
“A escolha do C-Elysée como o modelo de base para o nosso carro do WTCC reflete claramente a nossa determinação em utilizar a competição como meio ativo para o desenvolvimento comercial”, explicou Frédéric Banzet, CEO da Citroën. “Com provas na América Latina, Marrocos, China e Rússia, o calendário do WTCC é verdadeiramente global e será uma ajuda para nós divulgarmoss o C-Elysee junto a um público de entusiastas do automobilismo”, finalizou.
“Do ponto de vista estritamente técnico, a escolha de um sedã de três-volumes era o ideal em termos de aerodinâmica. O C-Elysée foi, portanto, a escolha perfeita. Além disso, fomos capazes de instalar os vários componentes aerodinâmicos com facilidade”, explicou Xavier Mestelan-Pinon, diretor-técnico da Citroën Racing.
Em termos mecânicos, o C-Elysée WTCC está equipado com o mesmo motor 1.6 turbo do DS3 WRC, mas a potência está agora perto dos 380 cv. A traçao é dianteira e o câmbio sequencial de seis marchas.
Depois de ter realizado os primeiros quilómetros de testes há alguns dias, o Citroën C-Elysee WTCC começa em breve o seu programa de desenvolvimento. Fará a primeira aparição pública no Salão de Frankfurt, entre 12 e 22 setembro.