Yamaha vai lançar seu carro no ano que vem: o MOTIV.e elétrico
A Yamaha, tradicional marca de motos japonesa, vai apresentar o seu primeiro automóvel, o MOTIV.e, no ano que vem.
O segredo era bem guardado, mas o Yamaha Motiv.e parece que vai mesmo entrar em produção, sendo o primeiro automóvel da história da marca, até agora ligada à área das quatro rodas apenas por meio de seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento.
O projeto do Motiv.e é conhecido, baseado nas idéias de Gordon Murray, o ex-projetista da Mclaren na Fórmula 1 e nascido na África do Sul; Murray desenvolveu o T33, carro urbano movido a eletricidade, que inspirou a Yamaha. O modelo era um segredo que o site japonês Akihabara desvendou, tendo como base algumas fontes da empresa nipônica. Assim, a Yamaha vai lançar, ao que tudo indica, um carrinho urbano puro, sofisticado e com estilo agradável (veja foto) e que terá como grande rival o Smart ForTwo, além dos modelos que estão na parte inferior desse segmento.
Tecnicamente, o Motiv.e tem como destaque a célula de sobrevivência iStream, um módulo em aço resistente mas flexível que funciona como verdadeira armadura para proteger os ocupantes. Naturalmente que a rigidez auxiliará também o comportamento dinâmico.
O Motiv.e terá carroceria carroçaria em material sintético com peso total de 730 kg, marca que inclui as baterias de ions de lítio (de 8,8 kW/h) que alimentam um motor elétrico com 34 cv e 8, 5 mkgf. No tema desempenho, acelera de zero a 100 km/h em 15 segundos e chega aos 105 km/h, tendo autonomia declarada de 160 km. A capacidade de recarregar as baterias em apenas 3 horas é outro atratico, mas poderá reduzir esse tempo para 1 hora caso se opte pela recarga mais rápida em tomada industrial.
No interior, espaço para duas pessoas; a suspensão é independente nas quatro rodas e tem 2,69 metros de comprimento, largura de 1,47 m e a altura de 1,48 m. Pode receber ajustes no motor para ser vendido no Japão como “kei car”.
Na verdade esse não é o primeiro projeto de carro da Yamaha. Em 1992 ela apresentou o superesportivo OX99-11, que teve apenas três unidades produzidas. Também forneceu motores para os Ford Taurus SHO durante alguns anos.