Yamaha vai lançar seu carro no ano que vem: o MOTIV.e elétrico

Compartilhe!

A Yamaha, tradicional marca de motos japonesa, vai  apresentar o seu primeiro automóvel, o MOTIV.e, no ano que vem.

a1

O segredo era bem guardado, mas o Yamaha Motiv.e parece que vai mesmo entrar em produção, sendo o primeiro automóvel da história da marca, até agora ligada à área das quatro rodas apenas por meio de seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento.

O projeto do Motiv.e é conhecido, baseado nas idéias de Gordon Murray, o ex-projetista da Mclaren na Fórmula 1 e nascido na África do Sul; Murray desenvolveu o T33, carro urbano movido a eletricidade, que inspirou a Yamaha. O modelo era um segredo que o site japonês Akihabara desvendou, tendo como base algumas fontes da empresa nipônica. Assim, a Yamaha vai lançar, ao que tudo indica, um carrinho urbano puro, sofisticado e com estilo agradável (veja foto) e que terá como grande rival o Smart ForTwo, além dos modelos que estão na parte inferior desse segmento.

Tecnicamente, o Motiv.e tem como destaque a célula de sobrevivência iStream, um módulo em aço resistente mas flexível que funciona como verdadeira armadura para proteger os ocupantes. Naturalmente que a rigidez auxiliará também o comportamento dinâmico.

O Motiv.e terá carroceria carroçaria em material sintético com peso total de 730 kg, marca que inclui as baterias de ions de lítio (de 8,8 kW/h) que alimentam um motor elétrico com 34 cv e 8, 5 mkgf. No tema desempenho, acelera de zero a 100 km/h em 15 segundos e chega aos 105 km/h, tendo autonomia declarada de 160 km. A capacidade de recarregar as baterias em apenas 3 horas é outro atratico, mas poderá reduzir esse tempo para 1 hora caso se opte pela recarga mais rápida em tomada industrial.

No interior, espaço para duas pessoas; a suspensão é independente nas quatro rodas e tem 2,69 metros de comprimento, largura de 1,47 m e a altura de 1,48 m. Pode receber ajustes no motor para ser vendido no Japão como “kei car”.

Na verdade esse não é o primeiro projeto de carro da Yamaha. Em 1992 ela apresentou o superesportivo OX99-11, que teve apenas três unidades produzidas. Também forneceu motores para os Ford Taurus SHO durante alguns anos.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español