Última hora

Zenos E10: brinquedo de pista para gente grande

Compartilhe!

a1

Experiência é algo que não falta aos ingleses quando o assunto é  pequenos esportivos unicamente focalizados no prazer ao dirigir. É o caso do novo Zenos E10, um carrinho que promete muita diversão.

Há modelos que são autênticos brinquedos de gente grande, e o Zenos E10 claramente pertence a essa categoria. Apesar de não ser uma marca conhecida do grande público, os fundadores da Zenos são muito experientes no ramo. Anser Ali, por exemplo, passou grande parte da sua carreira na Lotus Cars, e Mark Edwards foi CEO da Caterham.

Xenos-01

E por qual razão os dois resolveram criar mais uma marca de pequenos esportivos? A resposta não poderia ser mais simples. Anser e Mark, dois dos responsáveis pela presença da Caterham nas pistas da Fórmula 1, depararam com um fenômeno desolador na Inglaterra. A oferta de carros para pilotos amadores a custos baixos e com desempenho interessante era muito escassa. A resposta para isso, segundo eles, é o Zenos E10.

2014-Zenos-E10-Interior-1-1280x800

Em termos de desenho, é claramente um carrinho de alto desempenho, com inspiração nos fundamentos da Lotus e da Caterham. Um carro pequeno, com um motor potente e muita agilidade. O Zenos E10 tem 3,80m de comprimento, 1,87 m de largura e apenas de 1,13 m de altura. O motor é Ford, com 2.000 cm3 de cilindrada, que rende 204 cv de potência máxima a 7.200 rpm e 21 mkgf de torque máximo a 6.100 rpm. Os 650 kg de peso torna o Zenos E10 num peso-pena, com relação de peso/potênca de 3,18 kg/cv.

A transmissão de toda a potência está a cargo de uma caixa de câmbio manual de cinco velocidades, com opção de uma caixa de seis velocidades “close-ratio”. Em desempenho, nada a reclamar: acelera de zero a 100km/h em apenas 4,5 s, atingindo velocidade máxima de 217km/h. Velocidade esta que será mais que suficiente para a maioria dos circuitos onde este pequeno endiabrado irá passar a vida.

2014-Zenos-E10-Static-1-1280x800

A suspensão é composta por molas e amortecedores Bilstein, e o sistema de freios usa pinças de dois pistões e discos de 285 mm, tudo fornecido pela Alcon.

a4

O Zenos E10 é oferecido no Reino Unido por pouco menos de US$ 40 mil. Caso o interessado se opte pela lista de opcionais completa, que só adiciona coisas boas, como a caixa de seis marchas, o preço final sobe para US$ 50 mil. Uma proposta interessante, sem dúvida.


Compartilhe!