Carros que tiveram de mudar de nome existem aos montes. Em Portugal, por exemplo, o Opel Ascona foi rebatizado de 1604 e no Brasil de Monza. Nos países de lingua espanhola, a Mitsubishi Pajero mudou para Montero, e assim vai.

O mais recente caso ocorreu com a Tata, que viu-se obrigada a repensar o nome para o seu novo modelo utilitário, o Zica. O nome resultou as junção das abreviaturas das palavras “zippy car”. Zica não daria certo no Brasil, por significar azar.

O modelo deveria ser notícia pelo aumento de qualidade que traz à marca, mas infelizmente para a Tata, o nome do seu novo modelo é o mesmo que o do vírus (Zika Virus) que está a assustando o mundo todo.

Por esta razão, a Tata irá mudar o nome. Qual será, ainda não se sabe. “Diante dos últimos desenvolvimentos, estamos agora avaliando a situação. Não temos atualmente um prazo para tomar a decisão”, explicou a responsável de comunicação da Tata, Minari Shah.

“Porr causa dos problemas que estão sendo causados pelo recente surto de vírus zika em muitos países, a Tata Motors, como empresa socialmente responsável, decidiu rebatizar o carro”, afirmou a Tata em comunicado.

O carro foi concebido ao longo de 36 meses no Reino Unido e fabricado em Sanand, Estado indiano de Gujarat. Estará equipado com motores a gasolina de 1,2 litros e 1,4 litros, além de um Diesel de apenas 1,05 litros.